O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Vítor Manuel Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38418
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
id RCAP_6a144d476977c884ac3566f51703c29d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullyingCyberbullyingCrenças normativasEmoçõesTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018O estudo aborda a fenómeno social cyberbullying, um fenómeno, que tem um impacto psicossocial nos adolescentes e que interfere nos comportamentos de agressão entre pares. A presente investigação pretende analisar duas questões, nomeadamente, (1) perceber o papel mediador das emoções na relação entre as crenças morais pessoais dos adolescentes que presenciam incidentes de cyberbullying (observadores), e as suas intenções de ajudar a vítima; (2) perceber se as crenças normativas de gravidade medeiam a relação entre as crenças morais pessoais e as suas intenções de agredir. Foram aplicados vários questionários do Inventário de Incidentes Observados de Cyberbullying – IIOC a alunos do 3º ciclo (N = 402), a amostra foi relativamente equilibrada (55.5% de raparigas), sendo a idade média de 14 anos. Através de uma análise de equações estruturais, concluiu-se que as emoções medeiam as crenças morais pessoais e a intenção de ajuda às vítimas dos adolescentes observadores, em situação de cyberbullying. Quanto às crenças normativas de gravidade, concluiu-se que estas medeiam a relação entre as crenças morais pessoais e a intenção de agredir. Estes resultados permitem ajudar a desenvolver programas de intervenção que ensinam adolescentes a desenvolver competências socioemocionais como meio para prevenir o cyberbullying.This study addresses the social phenomenon of cyberbullying, which has a psychosocial impact on adolescents and interferes with aggressive behavior between peers. The present research intends to analyze two questions, namely: (1) to understand the mediating role of emotions in the relationship between the personal moral beliefs of adolescents who witness incidents of cyberbullying and their intentions to help the victim; (2) whether normative beliefs of gravity mediate the relationship between personal moral beliefs and their intentions to cyberbully others in the future. Several questionnaires from the Inventory of Observed Incidents of Cyberbullying were applied to middle school students (N = 402), the sample was relatively balanced (55.5% of girls), with the mean age being 14 years.. Through structural equation modeling, results showed that negative emotions mediated personal moral beliefs and adolescent observers’ intentions to help the victims in cyberbullying situations. As for the normative beliefs of gravity, results showed that these mediated the relation between personal moral beliefs and the intentions to cyberbully others in the future. These results offer insights to develop intervention programs that teach adolescents to develop socio emotional skills as a means to prevent cyberbullying.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Ferreira, Paula Alexandra Nunes da Costa, 1976-Repositório da Universidade de LisboaMartinho, Vítor Manuel Carvalho2019-05-28T15:53:27Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38418TID:202188370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:15.787515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
title O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
spellingShingle O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
Martinho, Vítor Manuel Carvalho
Cyberbullying
Crenças normativas
Emoções
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
title_full O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
title_fullStr O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
title_full_unstemmed O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
title_sort O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbullying
author Martinho, Vítor Manuel Carvalho
author_facet Martinho, Vítor Manuel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Ferreira, Paula Alexandra Nunes da Costa, 1976-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Vítor Manuel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Crenças normativas
Emoções
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Cyberbullying
Crenças normativas
Emoções
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-28T15:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38418
TID:202188370
url http://hdl.handle.net/10451/38418
identifier_str_mv TID:202188370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134459580121088