Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Aníbal José Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7490
Resumo: Os transtornos de escrita são uma realidade crescente nas escolas. Na maior parte das vezes, estas dificuldades estão associadas a um historial de outros transtornos de linguagem. Pertencem a um vasto e complexo grupo de dificuldades chamadas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas e são uma das maiores preocupações da escola. A presente investigação pretende estudar a influência de Inventários Cacográficos no desempenho de um aluno com disortografia, especificamente na sua evolução ortográfica. Os inventários cacográficos são listas de vocabulário nas quais o aluno regista as palavras em que cometeu erros durante o processo de escrita. Através da análise e categorização dos erros efectuados, pretende-se verificar se o aluno desenvolveu estratégias com vista a melhorar o seu desempenho de escrita e, dessa forma, ultrapassar dificuldades. Os resultados demonstraram que este instrumento se prova adequado ao ensino e supervisão da ortografia uma vez que permite ao aluno a sua utilização em conformidade com o seu próprio perfil ortográfico. Para além disso, assumiu-se como um instrumento útil e dinâmico capaz de contextualizar erros, melhorar a autonomia dos alunos e servir de plataforma flexível para outro tipo de exercícios que promovam o desenvolvimento lexical.
id RCAP_24290e897b32d4d5c5d2552194a3cd0c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficosMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMDISORTOGRAFIASPECIAL EDUCATIONAL NEEDSLEARNING DISABILITIESDYSORTHOGRAPHIAOs transtornos de escrita são uma realidade crescente nas escolas. Na maior parte das vezes, estas dificuldades estão associadas a um historial de outros transtornos de linguagem. Pertencem a um vasto e complexo grupo de dificuldades chamadas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas e são uma das maiores preocupações da escola. A presente investigação pretende estudar a influência de Inventários Cacográficos no desempenho de um aluno com disortografia, especificamente na sua evolução ortográfica. Os inventários cacográficos são listas de vocabulário nas quais o aluno regista as palavras em que cometeu erros durante o processo de escrita. Através da análise e categorização dos erros efectuados, pretende-se verificar se o aluno desenvolveu estratégias com vista a melhorar o seu desempenho de escrita e, dessa forma, ultrapassar dificuldades. Os resultados demonstraram que este instrumento se prova adequado ao ensino e supervisão da ortografia uma vez que permite ao aluno a sua utilização em conformidade com o seu próprio perfil ortográfico. Para além disso, assumiu-se como um instrumento útil e dinâmico capaz de contextualizar erros, melhorar a autonomia dos alunos e servir de plataforma flexível para outro tipo de exercícios que promovam o desenvolvimento lexical.2016-12-27T10:55:34Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7490TID:201274680pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerra, Aníbal José Ribeiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:22.946161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
title Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
spellingShingle Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
Serra, Aníbal José Ribeiro
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DISORTOGRAFIA
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
LEARNING DISABILITIES
DYSORTHOGRAPHIA
title_short Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
title_full Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
title_fullStr Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
title_full_unstemmed Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
title_sort Intervenção em disortografia : aplicação de inventários cacográficos
author Serra, Aníbal José Ribeiro
author_facet Serra, Aníbal José Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Aníbal José Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DISORTOGRAFIA
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
LEARNING DISABILITIES
DYSORTHOGRAPHIA
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DISORTOGRAFIA
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
LEARNING DISABILITIES
DYSORTHOGRAPHIA
description Os transtornos de escrita são uma realidade crescente nas escolas. Na maior parte das vezes, estas dificuldades estão associadas a um historial de outros transtornos de linguagem. Pertencem a um vasto e complexo grupo de dificuldades chamadas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas e são uma das maiores preocupações da escola. A presente investigação pretende estudar a influência de Inventários Cacográficos no desempenho de um aluno com disortografia, especificamente na sua evolução ortográfica. Os inventários cacográficos são listas de vocabulário nas quais o aluno regista as palavras em que cometeu erros durante o processo de escrita. Através da análise e categorização dos erros efectuados, pretende-se verificar se o aluno desenvolveu estratégias com vista a melhorar o seu desempenho de escrita e, dessa forma, ultrapassar dificuldades. Os resultados demonstraram que este instrumento se prova adequado ao ensino e supervisão da ortografia uma vez que permite ao aluno a sua utilização em conformidade com o seu próprio perfil ortográfico. Para além disso, assumiu-se como um instrumento útil e dinâmico capaz de contextualizar erros, melhorar a autonomia dos alunos e servir de plataforma flexível para outro tipo de exercícios que promovam o desenvolvimento lexical.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-12-27T10:55:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7490
TID:201274680
url http://hdl.handle.net/10437/7490
identifier_str_mv TID:201274680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240340652032