Concepção e implementação do método CBA numa empresa de construção civil e urbanismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2855 |
Resumo: | Johnson e Kaplan em 1987, após terem constatado as fortes limitações do sistema de custeio tradicional no apuramento do custo dos objectos de custeio (produtos, serviços, etc.), divulgaram o modelo de Custeio Baseado nas Actividades (CBA) que se traduz numa metodologia assente no lema de que “as actividades consomem ou utilizam recursos e os produtos resultam das actividades”. Contrariamente aos métodos tradicionais de custeio, o CBA representa uma nova forma de gestão das organizações. Enquanto que os primeiros se preocupam apenas com o modo como os custos são afectados aos produtos, o objectivo do método CBA é dar resposta a outras questões bem diferentes, tais como: que actividades se realizam nas organizações e quais os recursos que são consumidos/utilizados na realização dessas actividades e em que medida elas são necessárias para a realização da sua missão e dos seus objectivos. A implementação do método CBA nas empresas, sobretudo naquelas de grande dimensão, nem sempre é uma tarefa fácil e a taxa de sucesso não é garantia absoluta. Alguns problemas têm surgido em organizações que implementaram este método, os quais têm a ver, entre outros, com a selecção menos correcta das actividades e dos geradores de custo e, em alguns casos, originados pela forte resistência à mudança dos actores directamente envolvidos, incluindo os próprios gestores. Foi nosso propósito neste estudo contribuir para a divulgação do conhecimento do método CBA, estudando a sua implementação numa empresa que exerce a sua actividade na área da construção civil e urbanismo, propondo, com esta metodologia, uma afectação mais rigorosa dos gastos aos seus produtos. No estudo foram utilizados os métodos, técnicas e ferramentas que considerámos mais convenientes para a obtenção dos dados necessários, nomeadamente, entrevistas, observações directas, relatórios de entidades reguladoras do sector de actividade da empresa e relatórios e mapas financeiros da própria empresa. |
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Concepção e implementação do método CBA numa empresa de construção civil e urbanismoCustos -- CostsCBA Custeio Baseado em Actividades -- CBA Activity-Based CostingGeradores de custoCost driversJohnson e Kaplan em 1987, após terem constatado as fortes limitações do sistema de custeio tradicional no apuramento do custo dos objectos de custeio (produtos, serviços, etc.), divulgaram o modelo de Custeio Baseado nas Actividades (CBA) que se traduz numa metodologia assente no lema de que “as actividades consomem ou utilizam recursos e os produtos resultam das actividades”. Contrariamente aos métodos tradicionais de custeio, o CBA representa uma nova forma de gestão das organizações. Enquanto que os primeiros se preocupam apenas com o modo como os custos são afectados aos produtos, o objectivo do método CBA é dar resposta a outras questões bem diferentes, tais como: que actividades se realizam nas organizações e quais os recursos que são consumidos/utilizados na realização dessas actividades e em que medida elas são necessárias para a realização da sua missão e dos seus objectivos. A implementação do método CBA nas empresas, sobretudo naquelas de grande dimensão, nem sempre é uma tarefa fácil e a taxa de sucesso não é garantia absoluta. Alguns problemas têm surgido em organizações que implementaram este método, os quais têm a ver, entre outros, com a selecção menos correcta das actividades e dos geradores de custo e, em alguns casos, originados pela forte resistência à mudança dos actores directamente envolvidos, incluindo os próprios gestores. Foi nosso propósito neste estudo contribuir para a divulgação do conhecimento do método CBA, estudando a sua implementação numa empresa que exerce a sua actividade na área da construção civil e urbanismo, propondo, com esta metodologia, uma afectação mais rigorosa dos gastos aos seus produtos. No estudo foram utilizados os métodos, técnicas e ferramentas que considerámos mais convenientes para a obtenção dos dados necessários, nomeadamente, entrevistas, observações directas, relatórios de entidades reguladoras do sector de actividade da empresa e relatórios e mapas financeiros da própria empresa.Johnson and Kaplan, in 1987, after having noted the severe limitations of the traditional costing system, when calculating the cost of costing subjects (products, services, etc…), developed the Activity-Based Costing (ABC). This method translates into a methodology based on the principle that the activities are the elements that consume resources and products, derived from the activities. Contrary to the traditional methods of costing, the ABC method represents a new approach of organizational management. While the first methods are only concerned with the question of how costs are allocated to products, the ABC method aims to respond to many other different issues as: what activities take place in organizations, which resources are consumed/used in those operations and in what extent they are necessary for the accomplishment of its mission and its objectives. The implementation of the ABC method in enterprises, especially in the large ones, is not a easy task and the success rate can’t be considered an absolute guarantee. Some problems had emerged in organizations that had implemented this method, which are related, among other factors, with a incorrect selection of activities and cost drivers and, in some cases, are caused by the strong resistance against the change by those directly involved, including the managers themselves. The purpose of this dissertation is to give our contribution to the knowledge divulgation of the ABC method, by studying its implementation in an enterprise, that exercise its activity in the area of construction and urban planning, proposing, with this methodology, an accurate allocation of expenses in their products. For the study, the used methods, techniques and tools, were the ones that we considered as the most convenient to obtain all the necessary data, in particular, interviews, direct observations, studies and reports of regular entities in the business and financial statements of the company.2011-08-10T14:34:28Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2855porRebelo, José Félix dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-08T01:23:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-08T01:23:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Johnson e Kaplan em 1987, após terem constatado as fortes limitações do sistema de custeio tradicional no apuramento do custo dos objectos de custeio (produtos, serviços, etc.), divulgaram o modelo de Custeio Baseado nas Actividades (CBA) que se traduz numa metodologia assente no lema de que “as actividades consomem ou utilizam recursos e os produtos resultam das actividades”. Contrariamente aos métodos tradicionais de custeio, o CBA representa uma nova forma de gestão das organizações. Enquanto que os primeiros se preocupam apenas com o modo como os custos são afectados aos produtos, o objectivo do método CBA é dar resposta a outras questões bem diferentes, tais como: que actividades se realizam nas organizações e quais os recursos que são consumidos/utilizados na realização dessas actividades e em que medida elas são necessárias para a realização da sua missão e dos seus objectivos. A implementação do método CBA nas empresas, sobretudo naquelas de grande dimensão, nem sempre é uma tarefa fácil e a taxa de sucesso não é garantia absoluta. Alguns problemas têm surgido em organizações que implementaram este método, os quais têm a ver, entre outros, com a selecção menos correcta das actividades e dos geradores de custo e, em alguns casos, originados pela forte resistência à mudança dos actores directamente envolvidos, incluindo os próprios gestores. Foi nosso propósito neste estudo contribuir para a divulgação do conhecimento do método CBA, estudando a sua implementação numa empresa que exerce a sua actividade na área da construção civil e urbanismo, propondo, com esta metodologia, uma afectação mais rigorosa dos gastos aos seus produtos. No estudo foram utilizados os métodos, técnicas e ferramentas que considerámos mais convenientes para a obtenção dos dados necessários, nomeadamente, entrevistas, observações directas, relatórios de entidades reguladoras do sector de actividade da empresa e relatórios e mapas financeiros da própria empresa. |
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