CinBalada - Um Laboratório Rítmico
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2596 |
Resumo: | A Inteligência Artificial tem um longo histórico de colaboração com as pesquisas em Computação Musical. Dos trabalhos produzidos nessa interseção entre as duas áreas, a maior parte se voltou para o problema da composição automática de elementos musicais. Esses trabalhos historicamente deram preferência para a geração de harmonia e melodia, enquanto a composição de elementos rítmicos percussivos é pouco tratada na literatura. Neste trabalho, apresentamos o sistema de composição rítmica polifônica CInBalada. Este sistema é composto por agentes percussionistas inteligentes tocando em conjunto. O sistema utiliza uma base de padrões rítmicos monofônicos pré-gravados que os agentes, por meio de negociação, buscam combinar para criar performances polifônicas diversas. Para organizar as interações entre os agentes, propusemos aqui o conceito de papel rítmico, que é a função exercida por um instrumento de percussão em uma performance. Um papel rítmico define diversos critérios de seleção dos padrões rítmicos de um instrumento. Os critérios controlam tanto propriedades individuais dos padrões como a adequação destes ao contexto da performance. Para implementar os critérios definidos pelos papéis rítmicos, foram utilizadas diversas medidas de análise e comparação de padrões rítmicos encontradas na literatura, além de outras medidas que propomos aqui. No final deste trabalho, apresentamos os resultados de um experimento onde mostramos que o CInBalada conseguiu atingir os objetivos propostos |
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SAMPAIO, Pablo AzevedoTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli2014-06-12T15:59:33Z2014-06-12T15:59:33Z2006Azevedo Sampaio, Pablo; Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, Patrícia. CinBalada - Um Laboratório Rítmico. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2596ark:/64986/001300000sb12A Inteligência Artificial tem um longo histórico de colaboração com as pesquisas em Computação Musical. Dos trabalhos produzidos nessa interseção entre as duas áreas, a maior parte se voltou para o problema da composição automática de elementos musicais. Esses trabalhos historicamente deram preferência para a geração de harmonia e melodia, enquanto a composição de elementos rítmicos percussivos é pouco tratada na literatura. Neste trabalho, apresentamos o sistema de composição rítmica polifônica CInBalada. Este sistema é composto por agentes percussionistas inteligentes tocando em conjunto. O sistema utiliza uma base de padrões rítmicos monofônicos pré-gravados que os agentes, por meio de negociação, buscam combinar para criar performances polifônicas diversas. Para organizar as interações entre os agentes, propusemos aqui o conceito de papel rítmico, que é a função exercida por um instrumento de percussão em uma performance. Um papel rítmico define diversos critérios de seleção dos padrões rítmicos de um instrumento. Os critérios controlam tanto propriedades individuais dos padrões como a adequação destes ao contexto da performance. Para implementar os critérios definidos pelos papéis rítmicos, foram utilizadas diversas medidas de análise e comparação de padrões rítmicos encontradas na literatura, além de outras medidas que propomos aqui. No final deste trabalho, apresentamos os resultados de um experimento onde mostramos que o CInBalada conseguiu atingir os objetivos propostosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas multiagentesComposição automáticaComposição rítmicaRepresentação rítmicaAvaliação rítmicaPapel ritmicoCinBalada - Um Laboratório Rítmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo5181_1.pdf.jpgarquivo5181_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2596/4/arquivo5181_1.pdf.jpge37118aa134dd2d6a112d09d09bd4103MD54ORIGINALarquivo5181_1.pdfapplication/pdf1184605https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2596/1/arquivo5181_1.pdf126b987bd1914d10d9015c992ffb8fc9MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2596/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo5181_1.pdf.txtarquivo5181_1.pdf.txtExtracted texttext/plain239012https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2596/3/arquivo5181_1.pdf.txte5af929f3a195aebca2496e83e5e116fMD53123456789/25962019-10-25 12:54:52.182oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:54:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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A Inteligência Artificial tem um longo histórico de colaboração com as pesquisas em Computação Musical. Dos trabalhos produzidos nessa interseção entre as duas áreas, a maior parte se voltou para o problema da composição automática de elementos musicais. Esses trabalhos historicamente deram preferência para a geração de harmonia e melodia, enquanto a composição de elementos rítmicos percussivos é pouco tratada na literatura. Neste trabalho, apresentamos o sistema de composição rítmica polifônica CInBalada. Este sistema é composto por agentes percussionistas inteligentes tocando em conjunto. O sistema utiliza uma base de padrões rítmicos monofônicos pré-gravados que os agentes, por meio de negociação, buscam combinar para criar performances polifônicas diversas. Para organizar as interações entre os agentes, propusemos aqui o conceito de papel rítmico, que é a função exercida por um instrumento de percussão em uma performance. Um papel rítmico define diversos critérios de seleção dos padrões rítmicos de um instrumento. Os critérios controlam tanto propriedades individuais dos padrões como a adequação destes ao contexto da performance. Para implementar os critérios definidos pelos papéis rítmicos, foram utilizadas diversas medidas de análise e comparação de padrões rítmicos encontradas na literatura, além de outras medidas que propomos aqui. No final deste trabalho, apresentamos os resultados de um experimento onde mostramos que o CInBalada conseguiu atingir os objetivos propostos |
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