A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Helena Isabel da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1987
Resumo: Pesquisa-Intervenção: A influência da exposição a narrativas da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Teoria da Mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico No primeiro capítulo, este relatório documenta a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e aquisição de capacidades e competências profissionais e pessoais. No segundo, investiga-se a correlação entre a exposição mediada de crianças a produtos da Literatura para a Infância e o desenvolvimento da respetiva Teoria da Mente. Participaram 2 docentes e 43 crianças do 4º ano do ensino público. Cada docente contou uma narrativa a um grupo - a mesma nos dois grupos. Grelhas de observação avaliaram o efeito da atividade nas crianças e o comportamento dos docentes. Evidenciou-se a supracitada correlação, mas, igualmente, a importância do estímulo à participação por parte do mediador e/ou da predisposição participativa de cada criança. Discutem-se as implicações para a prática profissional destes resultados. No terceiro e último capítulo reflete-se sobre o percurso académico efetuado.
id RCAP_2454f85a3c446e5f7e89d58975df6e83
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básicoliteratura para a infânciateoria da mentecontação de históriasmediação docenteprimeiro ciclo do ensino básicochildren's literaturetheory of mindstorytellingteaching mediationfirst cycle of basic educationPesquisa-Intervenção: A influência da exposição a narrativas da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Teoria da Mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico No primeiro capítulo, este relatório documenta a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e aquisição de capacidades e competências profissionais e pessoais. No segundo, investiga-se a correlação entre a exposição mediada de crianças a produtos da Literatura para a Infância e o desenvolvimento da respetiva Teoria da Mente. Participaram 2 docentes e 43 crianças do 4º ano do ensino público. Cada docente contou uma narrativa a um grupo - a mesma nos dois grupos. Grelhas de observação avaliaram o efeito da atividade nas crianças e o comportamento dos docentes. Evidenciou-se a supracitada correlação, mas, igualmente, a importância do estímulo à participação por parte do mediador e/ou da predisposição participativa de cada criança. Discutem-se as implicações para a prática profissional destes resultados. No terceiro e último capítulo reflete-se sobre o percurso académico efetuado.In the first chapter, this report documents the contribution of internships in the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education for the development and acquisition of professional and personal skills and competences. In the second, it’s investigated the correlation between the mediated exposure of children to the products of Childhood Literature and the development of their Theory of Mind. Two teachers and 43 children of the 4th year of public education participated. Each teacher told a narrative to a group - the same narrative in both groups. Observation grids evaluated the effect of the activity on the children and the behavior of the teachers. The correlation was evidenced, but also the importance of the stimulus to participation by the mediator and/or the participatory predisposition of each child. Implications for professional practice of these results are discussed. In the third and final chapter I reflect on my academic journey.Tavares, Teresa ClaúdiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNunes, Helena Isabel da Silva2018-01-11T09:37:42Z2017-11-232017-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1987TID:201791579por201791579201791579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:10.964263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Nunes, Helena Isabel da Silva
literatura para a infância
teoria da mente
contação de histórias
mediação docente
primeiro ciclo do ensino básico
children's literature
theory of mind
storytelling
teaching mediation
first cycle of basic education
title_short A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência da exposição a narrativas da literatura para a infância no desenvolvimento da teoria da mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Nunes, Helena Isabel da Silva
author_facet Nunes, Helena Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Teresa Claúdia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Helena Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv literatura para a infância
teoria da mente
contação de histórias
mediação docente
primeiro ciclo do ensino básico
children's literature
theory of mind
storytelling
teaching mediation
first cycle of basic education
topic literatura para a infância
teoria da mente
contação de histórias
mediação docente
primeiro ciclo do ensino básico
children's literature
theory of mind
storytelling
teaching mediation
first cycle of basic education
description Pesquisa-Intervenção: A influência da exposição a narrativas da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Teoria da Mente em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico No primeiro capítulo, este relatório documenta a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e aquisição de capacidades e competências profissionais e pessoais. No segundo, investiga-se a correlação entre a exposição mediada de crianças a produtos da Literatura para a Infância e o desenvolvimento da respetiva Teoria da Mente. Participaram 2 docentes e 43 crianças do 4º ano do ensino público. Cada docente contou uma narrativa a um grupo - a mesma nos dois grupos. Grelhas de observação avaliaram o efeito da atividade nas crianças e o comportamento dos docentes. Evidenciou-se a supracitada correlação, mas, igualmente, a importância do estímulo à participação por parte do mediador e/ou da predisposição participativa de cada criança. Discutem-se as implicações para a prática profissional destes resultados. No terceiro e último capítulo reflete-se sobre o percurso académico efetuado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
2017-11-23T00:00:00Z
2018-01-11T09:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1987
TID:201791579
url http://hdl.handle.net/10400.15/1987
identifier_str_mv TID:201791579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201791579
201791579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031281967104