A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20753 |
Resumo: | O objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos. |
id |
RCAP_a9b970283f0e0d4e79831e65bcf9433b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoAvaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básicoCoavaliação no primeiro ciclo do ensino básicoFeedback no primeiro ciclo do ensino básicoTrabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básicoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFormative evaluation in the + first cycleCo-assessment in the Basic Teaching first cycleFeedback in the Basic Teaching first cycleCooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycleO objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos.The goal of this study is related to the analysis of the work developed by students attending primary education (7-8years old) in the portuguese language. This work was developed in a cooperative environment between pairs and the proposed tasks are associated with the process of co-assessment in a formative perspective in which feedback had a mediation role among pairs. In this project i seek to give answer to the following question: does co-assessment between pairs contributes to the enhancement of written production. In this assignment i used a qualitative methodology related to the investigation-action. In data collecting I used the direct observation, documents and student made surveys. In data analysis utilized the content analysis method to categorize the available data. Through the analysis of data I assed that the co-assessment contributed to the evolution of written productions between studied pairs. It further showed that group developments were due to the appropriation of different types of provided feedback.Pinto, JorgeRepositório ComumLeitão, Margarida Alexandra Viegas2018-01-29T14:01:50Z2018-012018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20753TID:201907011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:10.366290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico Leitão, Margarida Alexandra Viegas Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico Feedback no primeiro ciclo do ensino básico Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formative evaluation in the + first cycle Co-assessment in the Basic Teaching first cycle Feedback in the Basic Teaching first cycle Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle |
title_short |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Leitão, Margarida Alexandra Viegas |
author_facet |
Leitão, Margarida Alexandra Viegas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Margarida Alexandra Viegas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico Feedback no primeiro ciclo do ensino básico Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formative evaluation in the + first cycle Co-assessment in the Basic Teaching first cycle Feedback in the Basic Teaching first cycle Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle |
topic |
Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico Feedback no primeiro ciclo do ensino básico Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formative evaluation in the + first cycle Co-assessment in the Basic Teaching first cycle Feedback in the Basic Teaching first cycle Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle |
description |
O objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-29T14:01:50Z 2018-01 2018-01 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20753 TID:201907011 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20753 |
identifier_str_mv |
TID:201907011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135352957435904 |