Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553 |
Resumo: | A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN. |
id |
UFRN_d5441b200af7fb2398013b8451939fc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37553 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Geysla de SouzaDantas, Andréa Virgínia SousaDantas, Andrea Virgínia Sousa2020-12-21T21:52:35Z2021-09-22T13:53:43Z2020-12-21T21:52:35Z2021-09-22T13:53:43Z2020-12-072016040987FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN.Tourist destinations that explore natural and cultural attractions and offer differentiated experiences to visitors have been conquering a large space in the tourist market and awakening an increasing awareness. Thus, the present work aims to analyze the ethnic experience offered by the historic and ecological site Gamboa do Jaguaribe / RN as a component of tourist attractiveness in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. The research is characterized as exploratory-descriptive, with a qualitative approach. Data collection took place from on-site observation in Gamboa do Jaguaribe, making use of semi-structured interviews with one of the creators of the place. Bibliographical research related to the theme was also carried out. The information collected was analyzed through a cross SWOT analysis, applying the results to the marketing mix of Gamboa do Jaguaribe. The research concludes that there is market potential for the ethnic product of Gamboa do Jaguaribe, RN.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoEtnoturismoCultura indígenaProduto turísticoMix de marketingTourismEthnotourismIndigenous cultureTourism productMarketing mixGamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALGamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf497472https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/3/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdfe889b91334b845ac769494024259d4fbMD53TEXTGamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain72657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/4/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txt066e20a13bf8f72511f55c677a7b303cMD54123456789/375532021-09-22 10:53:44.097oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
title |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
spellingShingle |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local Fernandes, Geysla de Souza Turismo Etnoturismo Cultura indígena Produto turístico Mix de marketing Tourism Ethnotourism Indigenous culture Tourism product Marketing mix |
title_short |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
title_full |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
title_fullStr |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
title_full_unstemmed |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
title_sort |
Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local |
author |
Fernandes, Geysla de Souza |
author_facet |
Fernandes, Geysla de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Andréa Virgínia Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Geysla de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Andrea Virgínia Sousa |
contributor_str_mv |
Dantas, Andrea Virgínia Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Etnoturismo Cultura indígena Produto turístico Mix de marketing Tourism Ethnotourism Indigenous culture Tourism product Marketing mix |
topic |
Turismo Etnoturismo Cultura indígena Produto turístico Mix de marketing Tourism Ethnotourism Indigenous culture Tourism product Marketing mix |
description |
A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-21T21:52:35Z 2021-09-22T13:53:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-21T21:52:35Z 2021-09-22T13:53:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016040987 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553 |
identifier_str_mv |
2016040987 FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/3/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/4/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 e889b91334b845ac769494024259d4fb 066e20a13bf8f72511f55c677a7b303c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832798549147648 |