Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Geysla de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553
Resumo: A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN.
id UFRN_d5441b200af7fb2398013b8451939fc7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37553
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Geysla de SouzaDantas, Andréa Virgínia SousaDantas, Andrea Virgínia Sousa2020-12-21T21:52:35Z2021-09-22T13:53:43Z2020-12-21T21:52:35Z2021-09-22T13:53:43Z2020-12-072016040987FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN.Tourist destinations that explore natural and cultural attractions and offer differentiated experiences to visitors have been conquering a large space in the tourist market and awakening an increasing awareness. Thus, the present work aims to analyze the ethnic experience offered by the historic and ecological site Gamboa do Jaguaribe / RN as a component of tourist attractiveness in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. The research is characterized as exploratory-descriptive, with a qualitative approach. Data collection took place from on-site observation in Gamboa do Jaguaribe, making use of semi-structured interviews with one of the creators of the place. Bibliographical research related to the theme was also carried out. The information collected was analyzed through a cross SWOT analysis, applying the results to the marketing mix of Gamboa do Jaguaribe. The research concludes that there is market potential for the ethnic product of Gamboa do Jaguaribe, RN.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoEtnoturismoCultura indígenaProduto turísticoMix de marketingTourismEthnotourismIndigenous cultureTourism productMarketing mixGamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALGamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdfapplication/pdf497472https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/3/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdfe889b91334b845ac769494024259d4fbMD53TEXTGamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain72657https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/4/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txt066e20a13bf8f72511f55c677a7b303cMD54123456789/375532021-09-22 10:53:44.097oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
title Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
spellingShingle Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
Fernandes, Geysla de Souza
Turismo
Etnoturismo
Cultura indígena
Produto turístico
Mix de marketing
Tourism
Ethnotourism
Indigenous culture
Tourism product
Marketing mix
title_short Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
title_full Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
title_fullStr Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
title_full_unstemmed Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
title_sort Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local
author Fernandes, Geysla de Souza
author_facet Fernandes, Geysla de Souza
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Andréa Virgínia Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Geysla de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Andrea Virgínia Sousa
contributor_str_mv Dantas, Andrea Virgínia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Etnoturismo
Cultura indígena
Produto turístico
Mix de marketing
Tourism
Ethnotourism
Indigenous culture
Tourism product
Marketing mix
topic Turismo
Etnoturismo
Cultura indígena
Produto turístico
Mix de marketing
Tourism
Ethnotourism
Indigenous culture
Tourism product
Marketing mix
description A atividade turística ligada a atrativos naturais e culturais e que gerem experiências diferentes aos turistas vem conquistando um grande espaço no mercado turístico e alcançando um número cada vez maior de interessados. Dessa forma, o estudo objetiva analisar o produto de experiência étnica Gamboa do Jaguaribe como um componente de atratividade turística do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu a partir da observação na Gamboa do Jaguaribe, fazendo a utilização de entrevista semi-estruturada com um dos idealizadores do lugar. Também foi empregada a pesquisa bibliográfica referente ao tema. As informações coletadas foram analisadas através da ferramenta de análise SWOT, cruzando suas informações, para assim aplicá-la ao composto de marketing. A pesquisa conclui que existe um potencial turístico do produto étnico do sitio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, RN.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-21T21:52:35Z
2021-09-22T13:53:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-21T21:52:35Z
2021-09-22T13:53:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016040987
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553
identifier_str_mv 2016040987
FERNANDES, Geysla de Souza. Gamboa do Jaguaribe: uma análise do potencial turístico local. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/3/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37553/4/GamboaDoJaguaribe_Fernandes_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
e889b91334b845ac769494024259d4fb
066e20a13bf8f72511f55c677a7b303c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832798549147648