O Diretor: gestor e líder na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, António Correia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3544
Resumo: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
id RCAP_245b788dbaa368bd9b61c1199a321d46
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Diretor: gestor e líder na escolaDiretorGestãoOrganizaçãoLiderançaAvaliaçãoQualidadeDirectorManagementOrganizationLeadershipEvaluationQualityDirecteurGestionOrganisationLeadershipÉvaluationQualitéTrabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração EducacionalEste relatório final aborda os principais aspetos inerentes às funções de direção executiva que desempenhamos em duas escolas secundárias durante sete anos. Complementamos esta visão, necessariamente sucinta e fragmentária, com alguns conhecimentos adquiridos ao longo do curso de estudos superiores especializados (CESE) em administração escolar e deste mestrado em docência e gestão da educação. No sistema educativo nacional existe uma tradição de excessivo centralismo burocrático, que tem resistido aos diferentes modelos de gestão. Nas últimas décadas tem-se tornado evidente uma dicotomia entre as práticas centralistas e a aspiração à autonomia das escolas. É necessário substituir o centralismo burocrático por uma maior descentralização e pela prática de uma verdadeira autonomia responsável e assumida por todos, concretizada num PEE constituído e executado de forma participada. O modelo de gestão é uma variável importante na organização e funcionamento das escolas. Enquanto gestor e líder educativo, o diretor deve procurar exercer uma gestão estratégica e uma liderança proativa e transformadora. A ação do diretor é um fator determinante para o sucesso da escola: é essencial que conheça a organização que gere e fomente uma cultura de avaliação, de modo a orientar a escola para a qualidade, eficácia e melhoria contínua, como uma verdadeira organização inteligente e aprendente. A escola tem vindo a ganhar crescente complexidade e exige uma gestão cada vez mais profissional e eficiente. A gestão da escola deve ter como objetivo fundamental a criação de condições para promover a aprendizagem e o sucesso educativo dos alunos. No desempenho de funções de direção executiva, foi nossa preocupação a implementação de uma criteriosa e racional gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, visando o desenvolvimento do PAA, a consecução dos objetivos do PEE, a interligação com o meio e a concretização da sua missão. This final report covers the main aspects inherent in executive management roles we play in two secondary schools for seven years. We complement this view, necessarily brief and fragmentary, with some knowledge acquired during the course of specialized higher education (CESE) in school administration and this master's degree in teaching and educational management. In the national education system there is a tradition of excessive bureaucratic centralism, which has withstood the different management models. In recent decades it has become apparent dichotomy between practice and aspiration centralist school autonomy. You must replace the bureaucratic centralism for greater decentralization and the practice of genuine autonomy and responsibility assumed by all, achieved a PEE (educational project) established and implemented in a participatory way. The management model is an important variable in the organization and operation of schools. As manager and educational leader, the director should seek to exercise a strategic management and a proactive and transformative leadership. The action of the director is a determining factor for school success: it is essential to know the organization that manages and promotes a culture of evaluation in order to guide the school to the quality, effectiveness and continuous improvement as a true and intelligent organization learner. The school has gained increasing complexity and management requires a more professional and efficient. The school management must have as its primary goal the creation of conditions to promote learning and educational success of students. Under the performance of functions of executive direction, the implementation of a careful and rational resource management human, material and financial resources for the development of the PAA (activity planning), the achievement of the objectives of the PEE, the interconnection with the environment and the achievement of its mission, wer some of the main concerns. Ce rapport final couvre les principaux aspects inhérents à la gestion des rôles de direction executive que nous jouons dans deux écoles secondaires pendant sept ans. Nous complétons ce point de vue, nécessairement bref et fragmentaire, avec quelques connaissances acquises au cours de l'enseignement supérieur spécialisé (CESE) en administration scolaire et de master dans l'enseignement et de gestion de l‟education. Dans le système éducatif national, il y a une tradition de centralisme bureaucratique excessif, qui a résisté aux différents modèles de gestion. Dans les dernières décades, il est devenu evidente une dichotomie entre les pratiques centraliste et l‟aspiration à l'autonomie des écoles. Il faut remplacer le centralisme bureaucratique pour une plus grande décentralisation et par la pratique d'une véritable autonomie responsable et assumée par tous, concrétée dans un PEE mis en place et mis en oeuvre de manière participative. Le modèle de gestion est une variable importante dans l'organisation et le fonctionnement des écoles. En tant que gestionnaire et un leader d'éducation, le directeur doit chercher à exercer une gestion stratégique et un leadership proactif et de transformation. L'action du directeur est un facteur déterminant pour la réussite e l‟école: il est essentiel qu‟il connaisse l'organisation qu‟il gère et qu‟il favorise une culture d‟évaluation, afin d'orienter l'école pour la qualité, l'efficacité et amélioration continue comme une véritable organisation intelligente et apprenante. L'école a acquis une complexité croissante et elle exige une gestion de plus en plus professionnelle et efficace. La direction de l'école doit avoir comme objectif principal la création de conditions propres à promouvoir l'apprentissage et la réussite éducative des élèves, comme cela a été la marque distinctive de notre rendement en vertu de la performance des fonctions de direction exécutive, à travers la mise en oeuvre d'une gestion minutieuse des ressources et rationnelle des ressources humaines, matérielles et financières, en visant le développement du PAA, la réalisation des objectifs du PEE, l'interconnexion avec l'environnement et la réalisation de sa mission.[s.n.]Sampaio, ManuelaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCabral, António Correia2013-01-03T16:12:55Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:55Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:28.628388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Diretor: gestor e líder na escola
title O Diretor: gestor e líder na escola
spellingShingle O Diretor: gestor e líder na escola
Cabral, António Correia
Diretor
Gestão
Organização
Liderança
Avaliação
Qualidade
Director
Management
Organization
Leadership
Evaluation
Quality
Directeur
Gestion
Organisation
Leadership
Évaluation
Qualité
title_short O Diretor: gestor e líder na escola
title_full O Diretor: gestor e líder na escola
title_fullStr O Diretor: gestor e líder na escola
title_full_unstemmed O Diretor: gestor e líder na escola
title_sort O Diretor: gestor e líder na escola
author Cabral, António Correia
author_facet Cabral, António Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Manuela
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, António Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor
Gestão
Organização
Liderança
Avaliação
Qualidade
Director
Management
Organization
Leadership
Evaluation
Quality
Directeur
Gestion
Organisation
Leadership
Évaluation
Qualité
topic Diretor
Gestão
Organização
Liderança
Avaliação
Qualidade
Director
Management
Organization
Leadership
Evaluation
Quality
Directeur
Gestion
Organisation
Leadership
Évaluation
Qualité
description Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-03T16:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3544
url http://hdl.handle.net/10284/3544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130270026170368