Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1833 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar |
id |
RCAP_98aef6b5750d4c4cdec57049fc8f2444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1833 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parentalprática pedagógica de estágiocrechejardim-de-infânciaenvolvimento parentalestratégiascriançaseducadorespaisfamíliainternship teaching practiceday carekindergartenparental involvementstrategieschildreneducatorsparentsfamilyRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolarO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo dos dois estágios no percurso anual do mestrado em educação pré-escolar, realizado ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de creche e jardim-de-infância. Este documento apresenta de uma forma reflexiva, as aprendizagens, as dificuldades, evoluções, receios e questões sobre o percurso desenvolvido ao longo do meu período de vigência e uma investigação elaborada no âmbito desta mesma prática. A problemática por mim apresentada, relativa à valência de creche e jardim-de-infância, refere-se ao tema do envolvimento parental, que tem como questão: quais as estratégias a utilizar para favorecer/melhorar o envolvimento parental? O presente estudo é considerado exploratório-descritivo e de carácter qualitativo, utilizando para a recolha de dados a técnica da entrevista. Os dados analisados permitiram concluir que no desempenho da profissão de educador de infância, é fundamental promover o envolvimento parental e utilizar várias estratégias para favorecer ou melhorar esse envolvimento. Para o sucesso do mesmo, é importante que os educadores e os pais trabalhem em parceria.This report presents the work done over the two stages in the annual Masters course in preschool education, held along the supervised teaching practice in the context of nursery and kindergarten, childhood. This paper presents a reflective way, the learning, the difficulties, developments, fears and questions about the route developed over my lifetime of an investigation and prepared as part of this same practice. The problem I presented on the valence nursery and kindergarten, childhood, refers to the subject of parental involvement, whose question: what strategies to use to promote / improve parental involvement? This study is considered exploratory, descriptive and qualitative nature, using the collection of the interview technique data. The analyzed data showed that the performance of pre-school teacher by profession, is vital to promote parental involvement and use various strategies to promote or enhance this involvement. For its success, it is important that educators and parents to work in partnership.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Vânia Cristina Neves2017-08-14T09:11:29Z2015-11-192015-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1833TID:201123983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.579446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
title |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
spellingShingle |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental Correia, Vânia Cristina Neves prática pedagógica de estágio creche jardim-de-infância envolvimento parental estratégias crianças educadores pais família internship teaching practice day care kindergarten parental involvement strategies children educators parents family |
title_short |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
title_full |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
title_fullStr |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
title_full_unstemmed |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
title_sort |
Envolvimento parental - estratégias de envolvimento parental |
author |
Correia, Vânia Cristina Neves |
author_facet |
Correia, Vânia Cristina Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Vânia Cristina Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prática pedagógica de estágio creche jardim-de-infância envolvimento parental estratégias crianças educadores pais família internship teaching practice day care kindergarten parental involvement strategies children educators parents family |
topic |
prática pedagógica de estágio creche jardim-de-infância envolvimento parental estratégias crianças educadores pais família internship teaching practice day care kindergarten parental involvement strategies children educators parents family |
description |
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-19 2015-11-19T00:00:00Z 2017-08-14T09:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1833 TID:201123983 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1833 |
identifier_str_mv |
TID:201123983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550401007779840 |