Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11139
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_2475029c4e1c52384c9a1455254fea67
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens371.68Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Na actualidade assistimos em Portugal ao desenvolvimento do Plano Tecnológico da Educação que prevê, entre outros, o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e a distribuição de quadros interactivos pelas salas de aula. A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino tem sido matéria de investigação, procurando, sobretudo, reflectir e validar experiências de aprendizagem que enfatizem boas práticas pedagógicas. O Quadro Interactivo além de trazer uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula vem reforçar o debate sobre a utilização da tecnologia em contexto educativo. Alinhados com a modernização tecnológica e sensibilizados com a problemática do ensino da Matemática, desenvolvemos uma investigação que, no essencial, se centra na forma de rentabilizar o Quadro Interactivo em benefício de um ambiente de aprendizagem mais rico, desafiador e propício à melhoria das aprendizagens na disciplina de Matemática. Neste sentido, construímos uma aplicação hipermédia com o objectivo de ensinar a unidade didáctica de Estatística do 5.º ano de escolaridade com recurso ao Quadro Interactivo. A dinâmica interactiva, a diversidade de estratégias e o referencial teórico auto-regulatório sustentaram a construção desta ferramenta cognitiva com vista a estabelecer uma parceria robusta entre a tecnologia e os processos de ensino aprendizagem. A investigação decorreu em 3 escolas públicas seguindo um formato pré-pós teste e recorrendo, em cada escola, a um grupo experimental (utilização da aplicação hipermédia no quadro interactivo) e a um de controlo (ensino sem recurso a estas ferramentas). Os resultados obtidos indiciam diferenças significativas na aprendizagem dos alunos dos grupos experimentais face aos seus colegas dos grupos de controlo, o que nos parece fundamentar a utilização de plataformas comunicacionais, como o Quadro Interactivo em parceria com a aplicação hipermédia, que promovam mais empenho, maior interacção e facilitem a compreensão das matérias leccionadas e o sucesso escolar. Os desafios da Sociedade do Conhecimento exigem uma mudança nas práticas pedagógicas que, aproveitando o potencial das tecnologias, valorizem o desempenho do aluno na construção de aprendizagens significativas, através do uso de ferramentas cognitivas que disponibilizem recursos de monitorização e controlo das aprendizagens.In the Portuguese educational context, we now have the Technological Plan with the purpose of enlarging and reinforcing technological resources in Portuguese schools, such as the Interactive Whiteboards (IWB). The use of technologies of Information and Communication at school is being the focus of several academic researches, as a means of promoting thought, on the one hand, and of validating learning experiences and good classroom practices, on the other hand. The IWB is, today, not only a new technological resource to be explored in classroom, but also the focus of a broad debate on the use of technology in the context of Education. Taking technological development and teaching Math at school into account, we developed a study based on the role of the IWB in classroom, a tool capable of creating a good learning environment, being, therefore, important for the improvement of learning Math. Methodologically, we designed a hypermedia application involving the IWB for the learning of the 5th grade unit on statistics. This cognitive tool emphasized the interactive dynamic, the strategic diversity and self regulation. We developed this study in three public schools. For each of them, we created a pre-post test that subjects from an experimental group and subjects from a control group had to solve. Results suggest statistical significative differences in learning from both groups, supporting the importance of the use of communicational platforms in promoting motivation, interaction, comprehension and school success. Challenges from the Knowledge Society demand a change in pedagogical views and practices in such a way that one must explore technological resources, as a means to improve academic performance, a more significant learning and self-regulation.Coutinho, Clara PereiraRosário, PedroUniversidade do MinhoFerreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves2009-11-262009-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:48.318953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
title Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
spellingShingle Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
371.68
title_short Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
title_full Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
title_fullStr Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
title_full_unstemmed Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
title_sort Quadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
author Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
author_facet Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Rosário, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-26
2009-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11139
url http://hdl.handle.net/1822/11139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132264764801024