O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ricardo Fernando
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/117962
Resumo: Resulta o presente Relatório de um conjunto de experiências pedagógicas e didáticas realizadas no decurso da Prática Ensino Supervisionada, à disciplina de História, em duas turmas finalistas do 3.º Ciclo e em uma turma finalista do Secundário, da Escola Básica e Secundária da Cidadela (Cascais), no ano letivo de 2018/2019, tendo por tema a utilização de fontes visuais em contexto educativo. Em primeiro lugar, importa referir que, apesar de o tema não ser novo, as imagens, os seus conteúdos e tipos, bem como a forma como são interpretadas e/ou compreendidas, constituem um assunto relevante no âmbito do ensino-aprendizagem de História, uma vez que os alunos continuam a manifestar dificuldades relativamente à sua utilização e leitura nesta disciplina. A velocidade com que são veiculadas, através dos media e das redes sociais, faz com que, por vezes, sejam observadas com superficialidade, carecendo de atenção e de uma atitude crítica por parte dos mais jovens. Assim, e sendo a imagem um dos mais importantes elos de informação e comunicação entre o homem e o seu meio, é importante revisitar a questão, refletindo se os vestígios visuais pretéritos poderão e conseguirão motivar os alunos, quer para a disciplina de História quer para o desenvolvimento do seu sentido crítico e analítico (essenciais à prática de uma cidadania ativa). Importa igualmente aferir se o tipo de narrativas que se constroem na observação de fontes visuais distintas - que refletem, no âmbito deste trabalho, a História do século XX – permite aos alunos alcançar e mobilizar o conhecimento histórico. A ação desenvolvida, em contexto de sala de aula, acaba, igualmente, por enriquecer os campos de estudo relacionados com a Educação Histórica e com a Literacia Visual.
id RCAP_2486beaf95f4282f5c856e86ca0a6784
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/117962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da ContemporaneidadeEnsino de HistóriaConhecimento históricoLiteracia VisualFontes VisuaisHistóriaImagensHistory TeachingVisual SourcesHistoryPicturesVisual LiteracyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaResulta o presente Relatório de um conjunto de experiências pedagógicas e didáticas realizadas no decurso da Prática Ensino Supervisionada, à disciplina de História, em duas turmas finalistas do 3.º Ciclo e em uma turma finalista do Secundário, da Escola Básica e Secundária da Cidadela (Cascais), no ano letivo de 2018/2019, tendo por tema a utilização de fontes visuais em contexto educativo. Em primeiro lugar, importa referir que, apesar de o tema não ser novo, as imagens, os seus conteúdos e tipos, bem como a forma como são interpretadas e/ou compreendidas, constituem um assunto relevante no âmbito do ensino-aprendizagem de História, uma vez que os alunos continuam a manifestar dificuldades relativamente à sua utilização e leitura nesta disciplina. A velocidade com que são veiculadas, através dos media e das redes sociais, faz com que, por vezes, sejam observadas com superficialidade, carecendo de atenção e de uma atitude crítica por parte dos mais jovens. Assim, e sendo a imagem um dos mais importantes elos de informação e comunicação entre o homem e o seu meio, é importante revisitar a questão, refletindo se os vestígios visuais pretéritos poderão e conseguirão motivar os alunos, quer para a disciplina de História quer para o desenvolvimento do seu sentido crítico e analítico (essenciais à prática de uma cidadania ativa). Importa igualmente aferir se o tipo de narrativas que se constroem na observação de fontes visuais distintas - que refletem, no âmbito deste trabalho, a História do século XX – permite aos alunos alcançar e mobilizar o conhecimento histórico. A ação desenvolvida, em contexto de sala de aula, acaba, igualmente, por enriquecer os campos de estudo relacionados com a Educação Histórica e com a Literacia Visual.This Report results from a set of pedagogical and didactic experiences carried out throughout the course of Supervised Teaching Practice, in the subject of History, in two final year classes of the 3rd Cycle and a final year class of Secondary School, from the Primary and Secondary School of the Cidadela, Cascais, and in the school year of 2018/2019, with the objective of using visual sources in an educational context. First of all, despite the fact that this theme has previously been visited, it should be noted that pictures, their contents and typologies, as well as the way they are interpreted and/or understood, is still a relevant matter in the teaching-learning process as far as History is concerned, because students keep on having difficulties in what regards the use and reading of pictures in this subject. The speed at which pictures are conveyed, by the media and social networks, accounts for the way they are sometimes looked upon superficially, without attention or critical awareness by young people. Thus, since the picture is one of the most important links of information between man and his surroundings, it is important to revisit the issue, reflecting on whether past visual traces can and will motivate students, be it for the subject of History or for the development of their critical and analytical awareness (essential to the practice of active citizenship), and simultaneously, to gauge whether the type of narratives that they build through by observing a set of distinct visual typologies - which reflect, in the scope of this work, the history of the 20th century - allows them to understand and use the learned historical knowledge. The action developed in the classroom also ends up enriching the fields of study related to Historical Education and Visual Literacy.Alves, DanielRUNPinto, Ricardo Fernando2021-05-19T13:33:47Z2021-03-092021-01-052021-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/117962TID:202693325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:01:01Zoai:run.unl.pt:10362/117962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:45.359240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
title O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
spellingShingle O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
Pinto, Ricardo Fernando
Ensino de História
Conhecimento histórico
Literacia Visual
Fontes Visuais
História
Imagens
History Teaching
Visual Sources
History
Pictures
Visual Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
title_full O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
title_fullStr O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
title_full_unstemmed O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
title_sort O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade
author Pinto, Ricardo Fernando
author_facet Pinto, Ricardo Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Daniel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ricardo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Conhecimento histórico
Literacia Visual
Fontes Visuais
História
Imagens
History Teaching
Visual Sources
History
Pictures
Visual Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Ensino de História
Conhecimento histórico
Literacia Visual
Fontes Visuais
História
Imagens
History Teaching
Visual Sources
History
Pictures
Visual Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Resulta o presente Relatório de um conjunto de experiências pedagógicas e didáticas realizadas no decurso da Prática Ensino Supervisionada, à disciplina de História, em duas turmas finalistas do 3.º Ciclo e em uma turma finalista do Secundário, da Escola Básica e Secundária da Cidadela (Cascais), no ano letivo de 2018/2019, tendo por tema a utilização de fontes visuais em contexto educativo. Em primeiro lugar, importa referir que, apesar de o tema não ser novo, as imagens, os seus conteúdos e tipos, bem como a forma como são interpretadas e/ou compreendidas, constituem um assunto relevante no âmbito do ensino-aprendizagem de História, uma vez que os alunos continuam a manifestar dificuldades relativamente à sua utilização e leitura nesta disciplina. A velocidade com que são veiculadas, através dos media e das redes sociais, faz com que, por vezes, sejam observadas com superficialidade, carecendo de atenção e de uma atitude crítica por parte dos mais jovens. Assim, e sendo a imagem um dos mais importantes elos de informação e comunicação entre o homem e o seu meio, é importante revisitar a questão, refletindo se os vestígios visuais pretéritos poderão e conseguirão motivar os alunos, quer para a disciplina de História quer para o desenvolvimento do seu sentido crítico e analítico (essenciais à prática de uma cidadania ativa). Importa igualmente aferir se o tipo de narrativas que se constroem na observação de fontes visuais distintas - que refletem, no âmbito deste trabalho, a História do século XX – permite aos alunos alcançar e mobilizar o conhecimento histórico. A ação desenvolvida, em contexto de sala de aula, acaba, igualmente, por enriquecer os campos de estudo relacionados com a Educação Histórica e com a Literacia Visual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T13:33:47Z
2021-03-09
2021-01-05
2021-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/117962
TID:202693325
url http://hdl.handle.net/10362/117962
identifier_str_mv TID:202693325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138046533173248