E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10083 |
Resumo: | Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares. |
id |
RCAP_35e4de655ce6ba2b508764b22c2b2a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de HistóriaLiteracia visualAula de históriaFontes primáriasVisual literacyPrimary sourcesHistory classroomEste texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares.This text presents a part of a case study which purpose was to identify student’s problems to understand and to interpret artistic historical visual evidences. It was developed in the 3rd Cycle classroom of Portuguese System, specifically in its 8th year (13-14 years old students). The curricular context was: “Renaissance and the formation of the Modern Mentality”, and it was chosen as pedagogic material the Miguel Angelo’s fresco -The creation of Adam (Sistine Chapel, S. Peter Church, Vatican). Our concern is based on the fact that students show deep difficulties on reading images, in spite of having an increasing access to a multiple and different images both in their daily life and scholar disciplinary contexts. The History text books present images of various natures, but it is recognised that teachers generally undervalued their relevance as primary or secondary sources and /or a graphic representation of a piece of knowledge. So, we believe that it is necessary to study the ways our students read and interpret images.Universidade de Passo Fundo. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoMelo, Maria do Céu20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10083por“Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147.0104-7469info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:38.726555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
title |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
spellingShingle |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História Melo, Maria do Céu Literacia visual Aula de história Fontes primárias Visual literacy Primary sources History classroom |
title_short |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
title_full |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
title_fullStr |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
title_full_unstemmed |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
title_sort |
E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História |
author |
Melo, Maria do Céu |
author_facet |
Melo, Maria do Céu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia visual Aula de história Fontes primárias Visual literacy Primary sources History classroom |
topic |
Literacia visual Aula de história Fontes primárias Visual literacy Primary sources History classroom |
description |
Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10083 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147. 0104-7469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132629733212160 |