E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria do Céu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10083
Resumo: Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares.
id RCAP_35e4de655ce6ba2b508764b22c2b2a9f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de HistóriaLiteracia visualAula de históriaFontes primáriasVisual literacyPrimary sourcesHistory classroomEste texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares.This text presents a part of a case study which purpose was to identify student’s problems to understand and to interpret artistic historical visual evidences. It was developed in the 3rd Cycle classroom of Portuguese System, specifically in its 8th year (13-14 years old students). The curricular context was: “Renaissance and the formation of the Modern Mentality”, and it was chosen as pedagogic material the Miguel Angelo’s fresco -The creation of Adam (Sistine Chapel, S. Peter Church, Vatican). Our concern is based on the fact that students show deep difficulties on reading images, in spite of having an increasing access to a multiple and different images both in their daily life and scholar disciplinary contexts. The History text books present images of various natures, but it is recognised that teachers generally undervalued their relevance as primary or secondary sources and /or a graphic representation of a piece of knowledge. So, we believe that it is necessary to study the ways our students read and interpret images.Universidade de Passo Fundo. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoMelo, Maria do Céu20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10083por“Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147.0104-7469info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:38.726555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
title E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
spellingShingle E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
Melo, Maria do Céu
Literacia visual
Aula de história
Fontes primárias
Visual literacy
Primary sources
History classroom
title_short E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
title_full E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
title_fullStr E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
title_full_unstemmed E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
title_sort E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História
author Melo, Maria do Céu
author_facet Melo, Maria do Céu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia visual
Aula de história
Fontes primárias
Visual literacy
Primary sources
History classroom
topic Literacia visual
Aula de história
Fontes primárias
Visual literacy
Primary sources
History classroom
description Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10083
url http://hdl.handle.net/1822/10083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147.
0104-7469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132629733212160