Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/58220
Resumo: O presente relatório é o resultado de uma prática investigativa realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que teve lugar nos Salesianos de Lisboa, no ano letivo 2017/2018, sobre a utilização didática da imagem no ensino da História. Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a utilização da imagem como uma componente significativa da aprendizagem no ensino da História. Pretendeu-se, por isso, desenvolver a literacia visual como uma competência essencial, abordando o documento iconográfico de forma crítica, efetiva e criativa, tendo em conta três dimensões: ver, pensar e questionar.
id RCAP_e92bc6cfd934601fb9c7b90895941279
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/58220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da HistóriaEnsino da HistóriaDidáticaLiteracia visualVisual literacyHistoryTeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente relatório é o resultado de uma prática investigativa realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que teve lugar nos Salesianos de Lisboa, no ano letivo 2017/2018, sobre a utilização didática da imagem no ensino da História. Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a utilização da imagem como uma componente significativa da aprendizagem no ensino da História. Pretendeu-se, por isso, desenvolver a literacia visual como uma competência essencial, abordando o documento iconográfico de forma crítica, efetiva e criativa, tendo em conta três dimensões: ver, pensar e questionar.The presente report is the result of na investigation carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master of Teaching History in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education, which took place at the school Salesianos de Lisboa, in the academic year 2017/2018, on the didactic use of the image in the teaching of History. This work has the main objective to reflect to the use of the image as a significant componente of learning in the teaching of History. It was intended, therefore, to develop visual literacy as an essencial skill, approaching the iconographic document in a critical, effective and creative way, taking into account three dimensions: seeing, thinking and questioning.Henriques, Raquel PereiraCosta, ElsaRUNPereira, Ana Rita de Almeida2019-01-22T12:08:44Z2018-12-122018-09-252018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/58220TID:202136213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:00Zoai:run.unl.pt:10362/58220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:09.890655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
title Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
spellingShingle Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
Pereira, Ana Rita de Almeida
Ensino da História
Didática
Literacia visual
Visual literacy
History
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
title_full Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
title_fullStr Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
title_full_unstemmed Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
title_sort Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História
author Pereira, Ana Rita de Almeida
author_facet Pereira, Ana Rita de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
Costa, Elsa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da História
Didática
Literacia visual
Visual literacy
History
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Ensino da História
Didática
Literacia visual
Visual literacy
History
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description O presente relatório é o resultado de uma prática investigativa realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que teve lugar nos Salesianos de Lisboa, no ano letivo 2017/2018, sobre a utilização didática da imagem no ensino da História. Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a utilização da imagem como uma componente significativa da aprendizagem no ensino da História. Pretendeu-se, por isso, desenvolver a literacia visual como uma competência essencial, abordando o documento iconográfico de forma crítica, efetiva e criativa, tendo em conta três dimensões: ver, pensar e questionar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2018-09-25
2018-12-12T00:00:00Z
2019-01-22T12:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/58220
TID:202136213
url http://hdl.handle.net/10362/58220
identifier_str_mv TID:202136213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137953503510528