Desenvolvimento de uma campanha audiovisual de consciencialização ecológica para os jovens: o caso do projeto/Webapp Imprint+
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23382 |
Resumo: | A presente investigação visa essencialmente entender como desenvolver um produto em formato audiovisual para potenciar a consciencialização ecológica nos jovens, trabalhando em paralelo com o projeto Imprint Plus. Os problemas da sustentabilidade ecológica são uma realidade e desde há algum tempo que se fala sobre a pegada da humanidade no meio ambiente. Será através do storytelling que se pretende criar emoções para persuadir e passar a mensagem ao público alvo, de forma a passar conhecimento sobre esta matéria preocupante para o futuro do planeta. Esta é exatamente a essência do cinema, que usa o vídeo para contar histórias e a sua popularidade em criar emoções é inquestionável. Tendo em conta a forte relação que esta técnica consegue fazer com o espetador, as estratégias de marketing cada vez mais a incluem para vender os seus produtos. Estando à procura da eficácia, a metodologia usada neste estudo é a de investigação de desenvolvimento, onde foram realizados inquéritos e entrevistas a vários espectadores, para a criação e planeamento do produto audiovisual e também para a sua avaliação. Entre várias conclusões, a mais importante esteve na avaliação do filme em conseguir contar a história a espetadores entre os 10 e os 15 anos, ao qual é possivel afirmar que resultou bem na grande maioria dos participantes, ainda que com diversificadas formas de ver o problema. |
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Desenvolvimento de uma campanha audiovisual de consciencialização ecológica para os jovens: o caso do projeto/Webapp Imprint+Comunicação multimédiaSistemas multimédia - AudiovisuaisPublicidade - Comunicação visualSustentabilidade - EcologiaA presente investigação visa essencialmente entender como desenvolver um produto em formato audiovisual para potenciar a consciencialização ecológica nos jovens, trabalhando em paralelo com o projeto Imprint Plus. Os problemas da sustentabilidade ecológica são uma realidade e desde há algum tempo que se fala sobre a pegada da humanidade no meio ambiente. Será através do storytelling que se pretende criar emoções para persuadir e passar a mensagem ao público alvo, de forma a passar conhecimento sobre esta matéria preocupante para o futuro do planeta. Esta é exatamente a essência do cinema, que usa o vídeo para contar histórias e a sua popularidade em criar emoções é inquestionável. Tendo em conta a forte relação que esta técnica consegue fazer com o espetador, as estratégias de marketing cada vez mais a incluem para vender os seus produtos. Estando à procura da eficácia, a metodologia usada neste estudo é a de investigação de desenvolvimento, onde foram realizados inquéritos e entrevistas a vários espectadores, para a criação e planeamento do produto audiovisual e também para a sua avaliação. Entre várias conclusões, a mais importante esteve na avaliação do filme em conseguir contar a história a espetadores entre os 10 e os 15 anos, ao qual é possivel afirmar que resultou bem na grande maioria dos participantes, ainda que com diversificadas formas de ver o problema.This research aims essentially to understand how to develop an audiovisual product to promote ecological awareness in young people, working in parallel with the Imprint Plus project. The problems of ecological sustainability are real, and society has already received many warnings about it. It will be through the storytelling that is intended to create emotions to persuade and deliver messages to the target audience, so as to pass on this worrying matter for the future of the planet. This is exactly the essence of cinema, which uses video to tell stories and its popularity in creating emotions is unquestionable. Given the strong relationship this technique can generate with the viewer, marketing strategies are increasingly including this tool to sell their products. Looking for efficacy, the methodology used in this study is that of development research, where surveys and interviews were conducted with several viewers, for the creation and planning of the audiovisual product and also for its evaluation. Among several conclusions, the most important was in the evaluation of the film in being able to tell the story to spectators between the ages of 10 and 15, to which we can say that it turned out well for the vast majority of participants, albeit with different ways of seeing the problem.Universidade de Aveiro2018-06-05T12:20:45Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23382TID:201944928porNeves, Marco António Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:32Zoai:ria.ua.pt:10773/23382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:09.825556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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