Do digital ao (ir)real: a prática do "on-off" - como fazer sumo de uva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17365 |
Resumo: | A seguinte monografia relata o processo de uma pesquisa produzida no âmbito da obtenção do grau de mestre em Artes Cénicas na ESMAE, maioritariamente desenvolvida em tempos de isolamento profilático devido à pandemia do vírus SARS COV2 - COVID-19, em conjunto com um actor que durante algum tempo se predispôs a realizar esta aventura comigo, culminando numa performance telemática intitulada "Block It" ou A Ode ao Novo Cárcere, que na impossibilidade de ser apresentada ao vivo, tomou o formato de um vídeo e inserido na plataforma do Youtube, com um link protegido. Este projecto passou por uma constante metamorfose e adaptação às constantes vicissitudes desta jornada, sofrendo inúmeras alterações, não só devido a esta mesma necessidade de adaptação às circunstâncias envolventes como também ao carácter actualmente experimental da investigação em artes. Os vários subcapítulos que esta monografia apresenta poderão dividi-lo em duas partes distintas: Numa primeira parte, uma enumeração dos elementos técnicos e teóricos considerados no projecto final, que servem de sustento teórico e explicam a metodologia do projecto artístico, escrito de um modo mais académico, e uma segunda parte que relata as várias etapas deste processo, desde o momento da postulação do tema à concepção de um esqueleto de um objecto artístico - uma narrativa mais livre e em jeito de confissão ao leitor. |
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Do digital ao (ir)real: a prática do "on-off" - como fazer sumo de uvaTeatro do absurdoExistencialismoRedes sociaisPerformance telemáticaDeus ex machinaCoronaTheatre of the absurdExistencialismSocial networksTelematic performanceA seguinte monografia relata o processo de uma pesquisa produzida no âmbito da obtenção do grau de mestre em Artes Cénicas na ESMAE, maioritariamente desenvolvida em tempos de isolamento profilático devido à pandemia do vírus SARS COV2 - COVID-19, em conjunto com um actor que durante algum tempo se predispôs a realizar esta aventura comigo, culminando numa performance telemática intitulada "Block It" ou A Ode ao Novo Cárcere, que na impossibilidade de ser apresentada ao vivo, tomou o formato de um vídeo e inserido na plataforma do Youtube, com um link protegido. Este projecto passou por uma constante metamorfose e adaptação às constantes vicissitudes desta jornada, sofrendo inúmeras alterações, não só devido a esta mesma necessidade de adaptação às circunstâncias envolventes como também ao carácter actualmente experimental da investigação em artes. Os vários subcapítulos que esta monografia apresenta poderão dividi-lo em duas partes distintas: Numa primeira parte, uma enumeração dos elementos técnicos e teóricos considerados no projecto final, que servem de sustento teórico e explicam a metodologia do projecto artístico, escrito de um modo mais académico, e uma segunda parte que relata as várias etapas deste processo, desde o momento da postulação do tema à concepção de um esqueleto de um objecto artístico - uma narrativa mais livre e em jeito de confissão ao leitor.This monograph describes the process of a research produced for the attainment of a master degree in Scenic Arts in ESMAE, mainly developed under prophylactic isolation due to the SARS COV2 - COVID-19, alongside an actor who for some time accepted to embark on this journey with me, which reached its climax with a telematics performance entitled "Block It" ou A Ode ao Novo Cárcere, which due to being unable to have a public presentation, took the format of a video and inserted on the Youtube platform, within a protected link. This project went through a continuous metamorphosis and adaptation to the hardships presented during this journey, not only because of this same necessity to adapt to the surrounding circumstances but also because of the actual experimental character found in art research. The several sub-chapters this monograph divides itself into divide it in two distinct parts: Firstly, an explanation of the more technical and theoretical elements considered in the final project, which serve both as a theoretical support and a way to explain the methodology applied to it, through a more academic discourse, and secondly a description of the multitude of steps and phases of the process, since the moment of the postulation of the theme to the conceiving of a skeleton of an artistic object - a more free narrative in a tone of confession to the reader.Oliveira, Cláudia Marisa Silva deBinyon, Claire MargaretRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Carlos Filipe Graça da2021-03-09T17:56:33Z2021-02-262021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17365TID:202667855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:14.796846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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