Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ana Rita Santos Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7644
Resumo: O desenvolvimento tecnológico e a situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença Covid-19 estão na origem da alteração de padrões de consumo e de hábitos de compra, desafiando as empresas a se reinventarem para dar resposta a estes desafios. É neste contexto que se assiste ao desenvolvimento e consolidação do comércio eletrónico. Devido à implementação de medidas de distanciamento social, o governo português, à semelhança de outros governos, tomou medidas severas e exigiu o fecho de fábricas, lojas e eventos com o objetivo de conter a propagação do vírus. A crise económica provocada pela pandemia teve um grande impacto na indústria da moda onde o setor teve de ultrapassar diversos desafios nos sistemas produção e distribuição, apostando na transformação digital e consequentemente na exploração de lojas online, que oferecem maior conveniência ao cliente e lhe garantem o distanciamento social. É neste contexto que o este estudo se enquadra, tendo como objetivo verificar se alguns determinantes de compra online identificados em estudos anteriores, quando juntos no mesmo modelo têm capacidade para explicar a intenção de recompra de moda online e se o estado pandémico veio explicar a intenção de compra online, como forma de proteção da gravidade e da vulnerabilidade associada ao Covid-19, percecionada pelos consumidores. Assim, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva, que baseado na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 134 clientes de lojas online, permitiu estimar um modelo de equações com a técnica de otimização dos mínimos quadrados parciais e o recurso ao software PLS, cujos resultados evidenciaram que a intenção de recompra de moda online é positivamente influenciada pela confiança online, pelo valor percebido e a intenção de compra em contexto de pandemia. Ficámos, ainda, a saber que a confiança e a economia de tempo contribuem para explicar o valor percebido e a segurança percebida online prediz a confiança online. Relativamente aos determinantes de intenção de compra online relacionado com o contexto da pandemia, nomeadamente a gravidade e a vulnerabilidade, não provaram ter a influência esperada para as compras online, talvez porque os inquiridos já tinham hábitos de compra de moda online. Deste modo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da teoria e consequentemente dar algumas recomendações aos gestores de lojas de moda online.
id RCAP_24b99e331433495370d2d21d84a52bb3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19E-commercePandemia por Covid-19Moda onlineRecompraConsumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO desenvolvimento tecnológico e a situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença Covid-19 estão na origem da alteração de padrões de consumo e de hábitos de compra, desafiando as empresas a se reinventarem para dar resposta a estes desafios. É neste contexto que se assiste ao desenvolvimento e consolidação do comércio eletrónico. Devido à implementação de medidas de distanciamento social, o governo português, à semelhança de outros governos, tomou medidas severas e exigiu o fecho de fábricas, lojas e eventos com o objetivo de conter a propagação do vírus. A crise económica provocada pela pandemia teve um grande impacto na indústria da moda onde o setor teve de ultrapassar diversos desafios nos sistemas produção e distribuição, apostando na transformação digital e consequentemente na exploração de lojas online, que oferecem maior conveniência ao cliente e lhe garantem o distanciamento social. É neste contexto que o este estudo se enquadra, tendo como objetivo verificar se alguns determinantes de compra online identificados em estudos anteriores, quando juntos no mesmo modelo têm capacidade para explicar a intenção de recompra de moda online e se o estado pandémico veio explicar a intenção de compra online, como forma de proteção da gravidade e da vulnerabilidade associada ao Covid-19, percecionada pelos consumidores. Assim, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva, que baseado na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 134 clientes de lojas online, permitiu estimar um modelo de equações com a técnica de otimização dos mínimos quadrados parciais e o recurso ao software PLS, cujos resultados evidenciaram que a intenção de recompra de moda online é positivamente influenciada pela confiança online, pelo valor percebido e a intenção de compra em contexto de pandemia. Ficámos, ainda, a saber que a confiança e a economia de tempo contribuem para explicar o valor percebido e a segurança percebida online prediz a confiança online. Relativamente aos determinantes de intenção de compra online relacionado com o contexto da pandemia, nomeadamente a gravidade e a vulnerabilidade, não provaram ter a influência esperada para as compras online, talvez porque os inquiridos já tinham hábitos de compra de moda online. Deste modo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da teoria e consequentemente dar algumas recomendações aos gestores de lojas de moda online.Marques, Alzira Maria da AscensãoIC-OnlineBarros, Ana Rita Santos Silva2022-09-12T10:36:36Z2022-06-142022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7644TID:203059085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:34.450115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
title Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
spellingShingle Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
Barros, Ana Rita Santos Silva
E-commerce
Pandemia por Covid-19
Moda online
Recompra
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
title_full Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
title_fullStr Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
title_full_unstemmed Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
title_sort Determinantes da intenção de compra de moda online no contexto de COVID-19
author Barros, Ana Rita Santos Silva
author_facet Barros, Ana Rita Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Alzira Maria da Ascensão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ana Rita Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Pandemia por Covid-19
Moda online
Recompra
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic E-commerce
Pandemia por Covid-19
Moda online
Recompra
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O desenvolvimento tecnológico e a situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença Covid-19 estão na origem da alteração de padrões de consumo e de hábitos de compra, desafiando as empresas a se reinventarem para dar resposta a estes desafios. É neste contexto que se assiste ao desenvolvimento e consolidação do comércio eletrónico. Devido à implementação de medidas de distanciamento social, o governo português, à semelhança de outros governos, tomou medidas severas e exigiu o fecho de fábricas, lojas e eventos com o objetivo de conter a propagação do vírus. A crise económica provocada pela pandemia teve um grande impacto na indústria da moda onde o setor teve de ultrapassar diversos desafios nos sistemas produção e distribuição, apostando na transformação digital e consequentemente na exploração de lojas online, que oferecem maior conveniência ao cliente e lhe garantem o distanciamento social. É neste contexto que o este estudo se enquadra, tendo como objetivo verificar se alguns determinantes de compra online identificados em estudos anteriores, quando juntos no mesmo modelo têm capacidade para explicar a intenção de recompra de moda online e se o estado pandémico veio explicar a intenção de compra online, como forma de proteção da gravidade e da vulnerabilidade associada ao Covid-19, percecionada pelos consumidores. Assim, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva, que baseado na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 134 clientes de lojas online, permitiu estimar um modelo de equações com a técnica de otimização dos mínimos quadrados parciais e o recurso ao software PLS, cujos resultados evidenciaram que a intenção de recompra de moda online é positivamente influenciada pela confiança online, pelo valor percebido e a intenção de compra em contexto de pandemia. Ficámos, ainda, a saber que a confiança e a economia de tempo contribuem para explicar o valor percebido e a segurança percebida online prediz a confiança online. Relativamente aos determinantes de intenção de compra online relacionado com o contexto da pandemia, nomeadamente a gravidade e a vulnerabilidade, não provaram ter a influência esperada para as compras online, talvez porque os inquiridos já tinham hábitos de compra de moda online. Deste modo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da teoria e consequentemente dar algumas recomendações aos gestores de lojas de moda online.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T10:36:36Z
2022-06-14
2022-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7644
TID:203059085
url http://hdl.handle.net/10400.8/7644
identifier_str_mv TID:203059085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136997994921984