Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12197 |
Resumo: | O presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher. |
id |
RCAP_24baa142f901394baab13279f6d872e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagensEducador/professorPré-escolar1º cicloAprendizagemEducator/teacherPreschoolBasic educationLearningO presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher.Universidade de Évora2014-12-30T17:07:37Z2014-12-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12197http://hdl.handle.net/10174/12197porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Coelho, Verónica Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.132908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens Coelho, Verónica Fernandes Educador/professor Pré-escolar 1º ciclo Aprendizagem Educator/teacher Preschool Basic education Learning |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens |
author |
Coelho, Verónica Fernandes |
author_facet |
Coelho, Verónica Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Verónica Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador/professor Pré-escolar 1º ciclo Aprendizagem Educator/teacher Preschool Basic education Learning |
topic |
Educador/professor Pré-escolar 1º ciclo Aprendizagem Educator/teacher Preschool Basic education Learning |
description |
O presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T17:07:37Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12197 http://hdl.handle.net/10174/12197 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540130017280 |