Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12307 |
Resumo: | Este relatório final foi elaborado à luz de uma investigação de cariz educativa, procurando fazer uma reflexão sobre o papel da escola/educador na construção da resiliência nas crianças. Neste sentido, também considerei importante observar e registar o modo como as famílias e comunidade envolvente participam e influenciam a vida das crianças. Durante a prática pedagógica tentei valorizar e conhecer cada aluno, ajudando-o a desenvolver capacidades como resiliência, o respeito e a aquisição de regras, essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano. Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo o desenvolvimento sócio-emocional, uma vez que o grupo em questão apresenta lacunas a este nível. Perante o problema, procurei viver a prática educativa de forma coerente e ser um exemplo de amor, respeito e confiança para as crianças, ajudando-as a viver e superar as frustrações do dia-a-dia. |
id |
RCAP_24bd2831023f03023ef3b19ebc40eed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliênciaEducação Pré-EscolarEnsino BásicoResiliênciaPapel da escola/educadorFrustraçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final foi elaborado à luz de uma investigação de cariz educativa, procurando fazer uma reflexão sobre o papel da escola/educador na construção da resiliência nas crianças. Neste sentido, também considerei importante observar e registar o modo como as famílias e comunidade envolvente participam e influenciam a vida das crianças. Durante a prática pedagógica tentei valorizar e conhecer cada aluno, ajudando-o a desenvolver capacidades como resiliência, o respeito e a aquisição de regras, essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano. Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo o desenvolvimento sócio-emocional, uma vez que o grupo em questão apresenta lacunas a este nível. Perante o problema, procurei viver a prática educativa de forma coerente e ser um exemplo de amor, respeito e confiança para as crianças, ajudando-as a viver e superar as frustrações do dia-a-dia.Garcia, MariaRepositório ComumCastelo Branco, Vera2016-03-14T20:06:06Z2015-06-192015-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12307TID:201056968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.026682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
title |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
spellingShingle |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência Castelo Branco, Vera Educação Pré-Escolar Ensino Básico Resiliência Papel da escola/educador Frustração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
title_full |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
title_fullStr |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
title_full_unstemmed |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
title_sort |
Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliência |
author |
Castelo Branco, Vera |
author_facet |
Castelo Branco, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelo Branco, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico Resiliência Papel da escola/educador Frustração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico Resiliência Papel da escola/educador Frustração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório final foi elaborado à luz de uma investigação de cariz educativa, procurando fazer uma reflexão sobre o papel da escola/educador na construção da resiliência nas crianças. Neste sentido, também considerei importante observar e registar o modo como as famílias e comunidade envolvente participam e influenciam a vida das crianças. Durante a prática pedagógica tentei valorizar e conhecer cada aluno, ajudando-o a desenvolver capacidades como resiliência, o respeito e a aquisição de regras, essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano. Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo o desenvolvimento sócio-emocional, uma vez que o grupo em questão apresenta lacunas a este nível. Perante o problema, procurei viver a prática educativa de forma coerente e ser um exemplo de amor, respeito e confiança para as crianças, ajudando-as a viver e superar as frustrações do dia-a-dia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 2015-06-19T00:00:00Z 2016-03-14T20:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12307 TID:201056968 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12307 |
identifier_str_mv |
TID:201056968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928476045312 |