Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marta Novais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263
Resumo: Ao longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldades
id RCAP_5005a23fcfb8d25be116974aeea44725
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de casoEducação Pré-escolarEnsino básico 2º cicloPapel do professorResiliênciaAo longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldadesThrough the times, it is increasingly common for families to experience less positive episodes in the course of their daily lives, and it is perceivable that these affect the way they view their lives. When it comes to children, their growth may be affected, which eventually reflects negatively on their future. Thus, the main goal of this internship report is to understand how traumatic experiences can have a negative impact on children's lives. Therefore, it is important to address the existing knowledge regarding the different types of traumatic experiences and their causes, knowing different strategies and measures to support children victims of traumatic experiences within their family context. In this line of thought, the practice focuses on students being able to overcome some of their problems through the support of the school, the teacher, the educational community and their peers. To achieve this goal, 5 different activities were planned during the supervised teaching practice (PES), held in the 1st cycle of basic education, with a 2nd grade class. These activities meet the students' interests, as well as their difficulties2023-11-29T10:34:47Z2023-01-31T00:00:00Z2023-01-312023-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3263TID:203390989porSantos, Marta Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:05Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.500717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
title Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
spellingShingle Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
Santos, Marta Novais
Educação Pré-escolar
Ensino básico 2º ciclo
Papel do professor
Resiliência
title_short Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
title_full Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
title_fullStr Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
title_full_unstemmed Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
title_sort Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
author Santos, Marta Novais
author_facet Santos, Marta Novais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marta Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico 2º ciclo
Papel do professor
Resiliência
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico 2º ciclo
Papel do professor
Resiliência
description Ao longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldades
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T10:34:47Z
2023-01-31T00:00:00Z
2023-01-31
2023-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263
TID:203390989
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263
identifier_str_mv TID:203390989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308402061312