Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263 |
Resumo: | Ao longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldades |
id |
RCAP_5005a23fcfb8d25be116974aeea44725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3263 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de casoEducação Pré-escolarEnsino básico 2º cicloPapel do professorResiliênciaAo longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldadesThrough the times, it is increasingly common for families to experience less positive episodes in the course of their daily lives, and it is perceivable that these affect the way they view their lives. When it comes to children, their growth may be affected, which eventually reflects negatively on their future. Thus, the main goal of this internship report is to understand how traumatic experiences can have a negative impact on children's lives. Therefore, it is important to address the existing knowledge regarding the different types of traumatic experiences and their causes, knowing different strategies and measures to support children victims of traumatic experiences within their family context. In this line of thought, the practice focuses on students being able to overcome some of their problems through the support of the school, the teacher, the educational community and their peers. To achieve this goal, 5 different activities were planned during the supervised teaching practice (PES), held in the 1st cycle of basic education, with a 2nd grade class. These activities meet the students' interests, as well as their difficulties2023-11-29T10:34:47Z2023-01-31T00:00:00Z2023-01-312023-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3263TID:203390989porSantos, Marta Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T05:36:05Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:17.500717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
title |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
spellingShingle |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso Santos, Marta Novais Educação Pré-escolar Ensino básico 2º ciclo Papel do professor Resiliência |
title_short |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
title_full |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
title_fullStr |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
title_sort |
Influência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de caso |
author |
Santos, Marta Novais |
author_facet |
Santos, Marta Novais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marta Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico 2º ciclo Papel do professor Resiliência |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico 2º ciclo Papel do professor Resiliência |
description |
Ao longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldades |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T10:34:47Z 2023-01-31T00:00:00Z 2023-01-31 2023-01-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263 TID:203390989 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263 |
identifier_str_mv |
TID:203390989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136308402061312 |