Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Susana Isabel da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3768
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_24c1dc10b101e372a43b5b4ce0144d07
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissionalgourmetprodutos alimentaresqualidademarca própriadistribuiçãopreço premiumcapital de marcafoodqualityown branddistributionprice premiumbrand equitybrand valueMestrado em MarketingObjetivo - Este trabalho visa melhorar a compreensão sobre o mercado de produtos alimentares gourmet, numa perspetiva de consumo e comercialização. Neste contexto há uma especial relevância sobre a gama de produtos gourmet de marca própria. Metodologia - O documento analisa os estudos empíricos realizados na área de produtos de alimentares premium. Compara e analisa os resultados de um estudo de campo exploratório, quantitativo e qualitativo, com a pesquisa anterior sobre o valor da marca, perceções relativas a ingredientes e preço dos alimentos gourmet de marca própria atualmente em comercialização no mercado nacional. Resultados - O estudo conclui que os produtos gourmet de marca própria reúnem um bom capital da marca, nomeadamente ao nível de conhecimento, qualidade, singularidade, fidelidade e associações à categoria gourmet. Outro resultado importante é que os consumidores apreciam a disponibilidade desta categoria de produtos na grande distribuição, pela acessibilidade que proporcionam. O preço mais elevado dos produtos é bem aceite. Implicações Práticas - Indicação de algumas medidas para os distribuidores desenvolverem a fim de melhorar a comercialização de produtos alimentares gourmet nos seus espaços comerciais. Nomeadamente dando preferência à localização exclusiva desta categoria de produtos. Originalidade/Valor - O estudo contribui para entender os valores que o consumidor português atribui aos produtos alimentares gourmet. Foi desenvolvido um mapa conceptual para o conceito " produto gourmet". Além disso, a integração de perspetivas de consumidores, fabricantes e cozinheiros profissionais tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de estratégias das marcas próprias nesta categoria de produtos.Purpose - This paper aims to improve understanding about the gourmet food market, in a perspective of consumption and sales, with special emphasis on the range of gourmet products for private label. Methodology - After a review of the empirical studies in the area of premium food products, results of an exploratory field study, quantitatively and qualitatively, are presented. This paper provides also a comparing research on brand value, ingredients and price of private label gourmet foods currently on sale in the domestic market. Results - The study concludes that the private label gourmet food products meet a good brand value, including a high level of knowledge, quality, uniqueness, reliability and associations with the gourmet category. Another important result is that consumers appreciate the availability of this product category in supermarkets, which provide for accessibility. The higher price of the products is well accepted. Practical implications - This study shows some measures to develop by distributors to improve the marketing of gourmet food products on their commercial spaces, including giving preference to the location for this unique product category. Originality / value - The paper contributes to understand the values that the Portuguese consumer attaches to food gourmet. We developed a concept map for the term "gourmet product". Furthermore, the integration of perspectives of consumers, manufacturers and professional chefs has the potential to contribute to the development of strategies for private label in this product category.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaNunes, Susana Isabel da Costa2012-01-18T11:46:19Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3768porNunes, Susana Isabel da Costa. 2011. "Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:34.204261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
title Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
spellingShingle Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
Nunes, Susana Isabel da Costa
gourmet
produtos alimentares
qualidade
marca própria
distribuição
preço premium
capital de marca
food
quality
own brand
distribution
price premium
brand equity
brand value
title_short Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
title_full Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
title_fullStr Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
title_full_unstemmed Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
title_sort Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
author Nunes, Susana Isabel da Costa
author_facet Nunes, Susana Isabel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Susana Isabel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv gourmet
produtos alimentares
qualidade
marca própria
distribuição
preço premium
capital de marca
food
quality
own brand
distribution
price premium
brand equity
brand value
topic gourmet
produtos alimentares
qualidade
marca própria
distribuição
preço premium
capital de marca
food
quality
own brand
distribution
price premium
brand equity
brand value
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
2012-01-18T11:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3768
url http://hdl.handle.net/10400.5/3768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Susana Isabel da Costa. 2011. "Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130992469868544