Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3768 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_24c1dc10b101e372a43b5b4ce0144d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissionalgourmetprodutos alimentaresqualidademarca própriadistribuiçãopreço premiumcapital de marcafoodqualityown branddistributionprice premiumbrand equitybrand valueMestrado em MarketingObjetivo - Este trabalho visa melhorar a compreensão sobre o mercado de produtos alimentares gourmet, numa perspetiva de consumo e comercialização. Neste contexto há uma especial relevância sobre a gama de produtos gourmet de marca própria. Metodologia - O documento analisa os estudos empíricos realizados na área de produtos de alimentares premium. Compara e analisa os resultados de um estudo de campo exploratório, quantitativo e qualitativo, com a pesquisa anterior sobre o valor da marca, perceções relativas a ingredientes e preço dos alimentos gourmet de marca própria atualmente em comercialização no mercado nacional. Resultados - O estudo conclui que os produtos gourmet de marca própria reúnem um bom capital da marca, nomeadamente ao nível de conhecimento, qualidade, singularidade, fidelidade e associações à categoria gourmet. Outro resultado importante é que os consumidores apreciam a disponibilidade desta categoria de produtos na grande distribuição, pela acessibilidade que proporcionam. O preço mais elevado dos produtos é bem aceite. Implicações Práticas - Indicação de algumas medidas para os distribuidores desenvolverem a fim de melhorar a comercialização de produtos alimentares gourmet nos seus espaços comerciais. Nomeadamente dando preferência à localização exclusiva desta categoria de produtos. Originalidade/Valor - O estudo contribui para entender os valores que o consumidor português atribui aos produtos alimentares gourmet. Foi desenvolvido um mapa conceptual para o conceito " produto gourmet". Além disso, a integração de perspetivas de consumidores, fabricantes e cozinheiros profissionais tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de estratégias das marcas próprias nesta categoria de produtos.Purpose - This paper aims to improve understanding about the gourmet food market, in a perspective of consumption and sales, with special emphasis on the range of gourmet products for private label. Methodology - After a review of the empirical studies in the area of premium food products, results of an exploratory field study, quantitatively and qualitatively, are presented. This paper provides also a comparing research on brand value, ingredients and price of private label gourmet foods currently on sale in the domestic market. Results - The study concludes that the private label gourmet food products meet a good brand value, including a high level of knowledge, quality, uniqueness, reliability and associations with the gourmet category. Another important result is that consumers appreciate the availability of this product category in supermarkets, which provide for accessibility. The higher price of the products is well accepted. Practical implications - This study shows some measures to develop by distributors to improve the marketing of gourmet food products on their commercial spaces, including giving preference to the location for this unique product category. Originality / value - The paper contributes to understand the values that the Portuguese consumer attaches to food gourmet. We developed a concept map for the term "gourmet product". Furthermore, the integration of perspectives of consumers, manufacturers and professional chefs has the potential to contribute to the development of strategies for private label in this product category.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaNunes, Susana Isabel da Costa2012-01-18T11:46:19Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3768porNunes, Susana Isabel da Costa. 2011. "Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:34.204261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
title |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
spellingShingle |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional Nunes, Susana Isabel da Costa gourmet produtos alimentares qualidade marca própria distribuição preço premium capital de marca food quality own brand distribution price premium brand equity brand value |
title_short |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
title_full |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
title_fullStr |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
title_full_unstemmed |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
title_sort |
Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional |
author |
Nunes, Susana Isabel da Costa |
author_facet |
Nunes, Susana Isabel da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Susana Isabel da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gourmet produtos alimentares qualidade marca própria distribuição preço premium capital de marca food quality own brand distribution price premium brand equity brand value |
topic |
gourmet produtos alimentares qualidade marca própria distribuição preço premium capital de marca food quality own brand distribution price premium brand equity brand value |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09 2011-09-01T00:00:00Z 2012-01-18T11:46:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3768 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nunes, Susana Isabel da Costa. 2011. "Produtos alimentares Gourmet : perspetivas do consumidor, do fornecedor e do cozinheiro profissional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130992469868544 |