Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646 |
Resumo: | Este estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”. |
id |
RCAP_d40a8d7830e2f2430859030b3d6edc89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2646 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própriaDesignInovação de produtoCapital intelectualMarcaMarca própriaProduct innovationdIntellectual capital; Brand; Own brandBrandOwn brandEste estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”.This study explore a practice perspective of the relation and influence from some Intellectual Capital elements and Design on Product Innovation, application to Brand (Own Brand/ Private Label Brand). Resourcing with case study methodology by means of interviews, with scripts, to the companies administrators. The knowledge is also a tool, as so its impact is on the users’ responsibility, and on this the designer, a specialized professional, whose widened knowledge about the Product, processes, proceeding, methodologies, can be very fruitful to the organization and can be transform in valour (of Human Capital). Although it haven’t intention to typify, regions or markets, the information, knowledge collected and respective illations contributes to fill a gap in the examined scientific body, speciality, when it refers to Product Innovation and its relation with Intellectual Capital. In the same way that clarifies certain aspects from the Brand study advancing with a definition for “Own Brand”.2022-02-11T15:46:02Z2011-03-01T00:00:00Z2011-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2646TID:0pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luís Carlos Lousinhareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:24.651417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
title |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
spellingShingle |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria Lima, Luís Carlos Lousinha Design Inovação de produto Capital intelectual Marca Marca própria Product innovationd Intellectual capital; Brand; Own brand Brand Own brand |
title_short |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
title_full |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
title_fullStr |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
title_full_unstemmed |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
title_sort |
Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria |
author |
Lima, Luís Carlos Lousinha |
author_facet |
Lima, Luís Carlos Lousinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luís Carlos Lousinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Inovação de produto Capital intelectual Marca Marca própria Product innovationd Intellectual capital; Brand; Own brand Brand Own brand |
topic |
Design Inovação de produto Capital intelectual Marca Marca própria Product innovationd Intellectual capital; Brand; Own brand Brand Own brand |
description |
Este estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01T00:00:00Z 2011-03-01 2022-02-11T15:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646 TID:0 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646 |
identifier_str_mv |
TID:0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131520437321728 |