Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luís Carlos Lousinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646
Resumo: Este estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”.
id RCAP_d40a8d7830e2f2430859030b3d6edc89
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própriaDesignInovação de produtoCapital intelectualMarcaMarca própriaProduct innovationdIntellectual capital; Brand; Own brandBrandOwn brandEste estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”.This study explore a practice perspective of the relation and influence from some Intellectual Capital elements and Design on Product Innovation, application to Brand (Own Brand/ Private Label Brand). Resourcing with case study methodology by means of interviews, with scripts, to the companies administrators. The knowledge is also a tool, as so its impact is on the users’ responsibility, and on this the designer, a specialized professional, whose widened knowledge about the Product, processes, proceeding, methodologies, can be very fruitful to the organization and can be transform in valour (of Human Capital). Although it haven’t intention to typify, regions or markets, the information, knowledge collected and respective illations contributes to fill a gap in the examined scientific body, speciality, when it refers to Product Innovation and its relation with Intellectual Capital. In the same way that clarifies certain aspects from the Brand study advancing with a definition for “Own Brand”.2022-02-11T15:46:02Z2011-03-01T00:00:00Z2011-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2646TID:0pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luís Carlos Lousinhareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:24.651417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
title Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
spellingShingle Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
Lima, Luís Carlos Lousinha
Design
Inovação de produto
Capital intelectual
Marca
Marca própria
Product innovationd
Intellectual capital; Brand; Own brand
Brand
Own brand
title_short Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
title_full Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
title_fullStr Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
title_full_unstemmed Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
title_sort Influência do capital humano e estrutural no lançamento de produtos com design inovador : aplicação à marca própria
author Lima, Luís Carlos Lousinha
author_facet Lima, Luís Carlos Lousinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luís Carlos Lousinha
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Inovação de produto
Capital intelectual
Marca
Marca própria
Product innovationd
Intellectual capital; Brand; Own brand
Brand
Own brand
topic Design
Inovação de produto
Capital intelectual
Marca
Marca própria
Product innovationd
Intellectual capital; Brand; Own brand
Brand
Own brand
description Este estudo explora numa perspectiva prática a relação e influência de alguns elementos do Capital Intelectual e do Design na Inovação de Produtos, com aplicação à Marca (marca própria). Com recurso à metodologia de case study, mediante entrevista a administradores com recurso a guião. O conhecimento também é uma ferramenta, estando o seu impacto nas mãos do utilizador, e aqui o designer, profissional especializado do Design, cujo alargado conhecimento, sobre o Produto, processos, procedimentos e metodologias, pode ser muito frutífero para a organização e transformado em valor (do Capital Humano). Embora não haja a intenção de tipificar, regiões ou mercados, a informação, conhecimento recolhido e respectivas ilações auxiliam a preencher lacunas no corpo científico abordado, em especial quando se refere à Inovação de Produtos e sua relação com o Capital Intelectual. Da mesma forma que clarifica certos aspectos do estudo da Marca, avançando com uma definição de “marca própria”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01T00:00:00Z
2011-03-01
2022-02-11T15:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646
TID:0
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2646
identifier_str_mv TID:0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131520437321728