O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Cristina Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4573
Resumo: Com este projeto pretendemos dar relevância a algumas ideias que emergem da observação diária da prática profissional da investigadora no sentido em que os professores não usam as TIC nas suas práticas pedagógicas e quando o fazem, essas práticas não são pedagogicamente muito consistentes. Assim, foi apontada como questão de partida: Está o professor do século XXI disponível para utilizar e rentabilizar as aplicações informáticas disponíveis nas redes profissionais das escolas? Assim, procurámos um referencial teórico de estudo sobre as novas competências pessoais e profissionais que o professor do século XXI deve possuir para ser capaz de dar resposta às exigências das escolas de hoje; da disponibilidade do professor do séc. XXI para a utilização das aplicações informáticas e de como as aplicações informáticas contribuem para melhorar o trabalho do professor do século XXI. O plano de resolução foi direcionado em três áreas: o ser professor, as aplicações informáticas disponíveis na rede da escola e a avaliação dos alunos, visando a implementação de várias ações que propõem-se superar os problemas encontrados e promover a melhoria da profissionalidade dos docentes.
id RCAP_24c81f200a9100e16228b155fc2c7efb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticasEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESTEACHERSPROFESSIONAL DEVELOPMENTCom este projeto pretendemos dar relevância a algumas ideias que emergem da observação diária da prática profissional da investigadora no sentido em que os professores não usam as TIC nas suas práticas pedagógicas e quando o fazem, essas práticas não são pedagogicamente muito consistentes. Assim, foi apontada como questão de partida: Está o professor do século XXI disponível para utilizar e rentabilizar as aplicações informáticas disponíveis nas redes profissionais das escolas? Assim, procurámos um referencial teórico de estudo sobre as novas competências pessoais e profissionais que o professor do século XXI deve possuir para ser capaz de dar resposta às exigências das escolas de hoje; da disponibilidade do professor do séc. XXI para a utilização das aplicações informáticas e de como as aplicações informáticas contribuem para melhorar o trabalho do professor do século XXI. O plano de resolução foi direcionado em três áreas: o ser professor, as aplicações informáticas disponíveis na rede da escola e a avaliação dos alunos, visando a implementação de várias ações que propõem-se superar os problemas encontrados e promover a melhoria da profissionalidade dos docentes.With this research we intend to give prominence to some ideas that emerge from daily observation of researcher’s professional practice in the way that observed teachers do not use in general ICT in their daily teaching work and when they try to do it, these practices are not pedagogically very consistent. Based on this observation, the following question was identified as the investigation starting point: Is the XXI century teacher available to use and take profit of the software applications available in the schools professional networks? Thus, we seek a theoretical baseline study on new personal and professional skills that the XXI century teacher must possess to be able to meet the demands of today's schools; XXI century teacher’s availability to use computer application and how computer applications are contributing to improve XXI century teacher’s daily work. The resolution plan was directed in three areas: being a teacher, computer applications available on the school network and student assessment. This plan is aimed to implement several actions intended to overcome the problems encountered and promote the improvement of teacher’s professional skills.2014-01-27T15:54:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4573TID:201454297porMarques, Ana Cristina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:37.187461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
title O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
spellingShingle O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
Marques, Ana Cristina Sousa
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
title_short O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
title_full O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
title_fullStr O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
title_full_unstemmed O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
title_sort O Professor do séc. XXI e o uso das aplicações informáticas
author Marques, Ana Cristina Sousa
author_facet Marques, Ana Cristina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Cristina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
description Com este projeto pretendemos dar relevância a algumas ideias que emergem da observação diária da prática profissional da investigadora no sentido em que os professores não usam as TIC nas suas práticas pedagógicas e quando o fazem, essas práticas não são pedagogicamente muito consistentes. Assim, foi apontada como questão de partida: Está o professor do século XXI disponível para utilizar e rentabilizar as aplicações informáticas disponíveis nas redes profissionais das escolas? Assim, procurámos um referencial teórico de estudo sobre as novas competências pessoais e profissionais que o professor do século XXI deve possuir para ser capaz de dar resposta às exigências das escolas de hoje; da disponibilidade do professor do séc. XXI para a utilização das aplicações informáticas e de como as aplicações informáticas contribuem para melhorar o trabalho do professor do século XXI. O plano de resolução foi direcionado em três áreas: o ser professor, as aplicações informáticas disponíveis na rede da escola e a avaliação dos alunos, visando a implementação de várias ações que propõem-se superar os problemas encontrados e promover a melhoria da profissionalidade dos docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-01-27T15:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4573
TID:201454297
url http://hdl.handle.net/10437/4573
identifier_str_mv TID:201454297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213109133312