«Aventura social» na multicultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5759 |
Resumo: | Este trabalho descreve a aplicação de um programa de promoção de competências sociais, a um grupo de 60 jovens, alunos do I.', 2.", 3." ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, sendo 35% de ascendência portuguesa e 65% filhos de imigrantes de países Africanos de expressão Portuguesa, maioritariamente Caboverdianos. Estes jovens frequentam três Escolas do Concelho da Amadora duas do I." ciclo e uma B2+3. Estes jovens, incluidos no projecto ((Aventura social)), frequentaram um programa de promoção de competências de relacionamento interpessoal (Matos 1993, 1994), que incluiu três componentes: I ) comunicação interpessoal verbal e não verbal; 2) resolução de problemas e gestão de conflitos; 3) promoção de competências sociais básicas e da assertividade. Como avaliação pre-pós utilizou-se um sociograma de classificação. De acordo com esta medida os jovens foram significativamente avaliados de maneira mais positiva pelos colegas na pós avaliação. Os jovens com estatuto socio-económico médio obtiveram significativamente melhores resultados sociométricos. «Per si)), 430 a sua ascendência (português ou imigrante) não pareceu determinante na obtenção de bons resultados. |
id |
RCAP_24c8f7ce07c3d5a46938ef14611f25a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
«Aventura social» na multiculturaDesenvolvimentoCompetência socialPromoção de competênciasMulticulturaExclusão socialDevelopmentMulticulturalSocial competencePromoting competenceSocial withdrawalEste trabalho descreve a aplicação de um programa de promoção de competências sociais, a um grupo de 60 jovens, alunos do I.', 2.", 3." ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, sendo 35% de ascendência portuguesa e 65% filhos de imigrantes de países Africanos de expressão Portuguesa, maioritariamente Caboverdianos. Estes jovens frequentam três Escolas do Concelho da Amadora duas do I." ciclo e uma B2+3. Estes jovens, incluidos no projecto ((Aventura social)), frequentaram um programa de promoção de competências de relacionamento interpessoal (Matos 1993, 1994), que incluiu três componentes: I ) comunicação interpessoal verbal e não verbal; 2) resolução de problemas e gestão de conflitos; 3) promoção de competências sociais básicas e da assertividade. Como avaliação pre-pós utilizou-se um sociograma de classificação. De acordo com esta medida os jovens foram significativamente avaliados de maneira mais positiva pelos colegas na pós avaliação. Os jovens com estatuto socio-económico médio obtiveram significativamente melhores resultados sociométricos. «Per si)), 430 a sua ascendência (português ou imigrante) não pareceu determinante na obtenção de bons resultados.ABSTRACT: This work aims at describing a Social Skills Promotion program with a group of 60 youngsters, aged between 6 and 13, attending regular schools, 35% with a Portuguese background and 65% with an Portuguese speaking African background (mostly Cap Vert). This program included three main contents (Matos, 1993, 1994): 1) interpersonal communication - verbal and non-verbal; 2) problem solving and conflict management; 3) social skills and assertiveness promotion. A sociogram was used as a pre-post evaluation. According to this evaluation children were rated significantly more positively in post evaluation. Youngsters with average SES, reached higher improvements. Background (Portuguse or African) was not «per si» relevant except when coinciding with a poverty status.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMatos, Margarida Gaspar de2017-09-12T14:51:18Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5759porAnalise Psicológica XV(3), 425-4310870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:28Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:36.116234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
«Aventura social» na multicultura |
title |
«Aventura social» na multicultura |
spellingShingle |
«Aventura social» na multicultura Matos, Margarida Gaspar de Desenvolvimento Competência social Promoção de competências Multicultura Exclusão social Development Multicultural Social competence Promoting competence Social withdrawal |
title_short |
«Aventura social» na multicultura |
title_full |
«Aventura social» na multicultura |
title_fullStr |
«Aventura social» na multicultura |
title_full_unstemmed |
«Aventura social» na multicultura |
title_sort |
«Aventura social» na multicultura |
author |
Matos, Margarida Gaspar de |
author_facet |
Matos, Margarida Gaspar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Margarida Gaspar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Competência social Promoção de competências Multicultura Exclusão social Development Multicultural Social competence Promoting competence Social withdrawal |
topic |
Desenvolvimento Competência social Promoção de competências Multicultura Exclusão social Development Multicultural Social competence Promoting competence Social withdrawal |
description |
Este trabalho descreve a aplicação de um programa de promoção de competências sociais, a um grupo de 60 jovens, alunos do I.', 2.", 3." ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, sendo 35% de ascendência portuguesa e 65% filhos de imigrantes de países Africanos de expressão Portuguesa, maioritariamente Caboverdianos. Estes jovens frequentam três Escolas do Concelho da Amadora duas do I." ciclo e uma B2+3. Estes jovens, incluidos no projecto ((Aventura social)), frequentaram um programa de promoção de competências de relacionamento interpessoal (Matos 1993, 1994), que incluiu três componentes: I ) comunicação interpessoal verbal e não verbal; 2) resolução de problemas e gestão de conflitos; 3) promoção de competências sociais básicas e da assertividade. Como avaliação pre-pós utilizou-se um sociograma de classificação. De acordo com esta medida os jovens foram significativamente avaliados de maneira mais positiva pelos colegas na pós avaliação. Os jovens com estatuto socio-económico médio obtiveram significativamente melhores resultados sociométricos. «Per si)), 430 a sua ascendência (português ou imigrante) não pareceu determinante na obtenção de bons resultados. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01T00:00:00Z 1997-01-01T00:00:00Z 2017-09-12T14:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5759 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Analise Psicológica XV(3), 425-431 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552048598548480 |