«Aventura social» na multicultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000300006 |
Resumo: | Este trabalho descreve a aplicação de um programa de promoção de competências sociais, a um grupo de 60 jovens, alunos do 1.°, 2.°, 3.° ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, sendo 35% de ascendência portuguesa e 65% filhos de imigrantes de países Africanos de expressão Portuguesa, maioritariamente Caboverdianos. Estes jovens frequentam três Escolas do Concelho da Amadora duas do 1.° ciclo e uma B2+3. Estes jovens, incluidos no projecto «Aventura social», frequentaram um programa de promoção de competências de relacionamento interpessoal (Matos 1993, 1994), que incluiu três componentes: 1) comunicação interpessoal verbal e não verbal; 2) resolução de problemas e gestão de conflitos; 3) promoção de competências sociais básicas e da assertividade. Como avaliação pre-pós utilizou-se um sociograma de classificação. De acordo com esta medida os jovens foram significativamente avaliados de maneira mais positiva pelos colegas na pós avaliação. Os jovens com estatuto socio-económico médio obtiveram significativamente melhores resultados sociométricos. «Per si», a sua ascendência (português ou imigrante) não pareceu determinante na obtenção de bons resultados. |
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