Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2656 |
Resumo: | A literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento. |
id |
RCAP_85b517c2a1307a59c7e8ab7adf7d80e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovensCompetências multiculturaisformação de competênciasinstitucionalização de crianças e jovensdesenvolvimento profissionalMulticultural competenciescompetence trainingresidential care for children and youthprofessional developmentA literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento.A growing concern has been documented in the literature with the care of specific needs of minority ethnic children and their families in residential child care. The Declaration of the Rights of the Child and several authors have argued for the need to ensure that these children and youth have contact with their culture, religion and history, in a daily routine in the institutions they reside in. However, the training of professionals in multicultural competencies has been neglected, particularly in Portugal. The present study aimed to develop a brief training program of multicultural competencies for professionals (technicians and educators). For that purpose, a quasi-experimental study (N=30) was conducted, with multicultural competencies being evaluated before and after the intervention. The control group did not receive training, though participants were evaluated in two moments, as the experimental group. Multicultural competencies were evaluated by two measures: (1) a self-report questionnaire and (2) an objective measure based on a hypothetic case presented to participants. Results were analyzed in both quantitative and qualitative approaches. A quantitative analysis of the multicultural competencies (through self-report) showed that no significant statistical differences were found. However, the qualitative evaluation revealed that professionals of the experimental group were more capable of enclosing elements for culture after intervention in their definition of strategies and relational aspects of intervention. Implications of this study are discussed for further development of multicultural competencies in professionals working in residential child care.2011-04-26T15:01:39Z2011-04-26T00:00:00Z2011-04-262009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2656porPacheco, Pedro Manuel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:46.284402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
title |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
spellingShingle |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves Competências multiculturais formação de competências institucionalização de crianças e jovens desenvolvimento profissional Multicultural competencies competence training residential care for children and youth professional development |
title_short |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
title_full |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
title_fullStr |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
title_sort |
Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens |
author |
Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves |
author_facet |
Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências multiculturais formação de competências institucionalização de crianças e jovens desenvolvimento profissional Multicultural competencies competence training residential care for children and youth professional development |
topic |
Competências multiculturais formação de competências institucionalização de crianças e jovens desenvolvimento profissional Multicultural competencies competence training residential care for children and youth professional development |
description |
A literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-04-26T15:01:39Z 2011-04-26T00:00:00Z 2011-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/2656 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/2656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134869538734080 |