Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2656
Resumo: A literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento.
id RCAP_85b517c2a1307a59c7e8ab7adf7d80e5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovensCompetências multiculturaisformação de competênciasinstitucionalização de crianças e jovensdesenvolvimento profissionalMulticultural competenciescompetence trainingresidential care for children and youthprofessional developmentA literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento.A growing concern has been documented in the literature with the care of specific needs of minority ethnic children and their families in residential child care. The Declaration of the Rights of the Child and several authors have argued for the need to ensure that these children and youth have contact with their culture, religion and history, in a daily routine in the institutions they reside in. However, the training of professionals in multicultural competencies has been neglected, particularly in Portugal. The present study aimed to develop a brief training program of multicultural competencies for professionals (technicians and educators). For that purpose, a quasi-experimental study (N=30) was conducted, with multicultural competencies being evaluated before and after the intervention. The control group did not receive training, though participants were evaluated in two moments, as the experimental group. Multicultural competencies were evaluated by two measures: (1) a self-report questionnaire and (2) an objective measure based on a hypothetic case presented to participants. Results were analyzed in both quantitative and qualitative approaches. A quantitative analysis of the multicultural competencies (through self-report) showed that no significant statistical differences were found. However, the qualitative evaluation revealed that professionals of the experimental group were more capable of enclosing elements for culture after intervention in their definition of strategies and relational aspects of intervention. Implications of this study are discussed for further development of multicultural competencies in professionals working in residential child care.2011-04-26T15:01:39Z2011-04-26T00:00:00Z2011-04-262009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2656porPacheco, Pedro Manuel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:46.284402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
title Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
spellingShingle Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves
Competências multiculturais
formação de competências
institucionalização de crianças e jovens
desenvolvimento profissional
Multicultural competencies
competence training
residential care for children and youth
professional development
title_short Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
title_full Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
title_fullStr Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
title_full_unstemmed Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
title_sort Formação em competências multiculturais de profissionais de acolhimento institucional de crianças e jovens
author Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves
author_facet Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Pedro Manuel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Competências multiculturais
formação de competências
institucionalização de crianças e jovens
desenvolvimento profissional
Multicultural competencies
competence training
residential care for children and youth
professional development
topic Competências multiculturais
formação de competências
institucionalização de crianças e jovens
desenvolvimento profissional
Multicultural competencies
competence training
residential care for children and youth
professional development
description A literatura tem revelado uma crescente preocupação pelo facto das instituições de acolhimento de crianças e jovens não atenderem às necessidades específicas de crianças de minorias étnicas e das suas famílias. Em linha com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, diversos autores defendem que é fundamental que as instituições de acolhimento garantam a estas crianças e jovens oportunidades de contacto com a sua cultura, religião e história, numa base rotineira. Contudo, a formação de profissionais em competências multiculturais tem sido escassa, em particular em Portugal. O presente estudo pretendeu desenvolver um programa breve de formação de competências multiculturais dirigidas a profissionais (técnicos e educativos). Para esse efeito, foi realizado um estudo quase-experimental (N=30), com avaliação de competências multiculturais antes e após a intervenção. O grupo de controlo não recebeu formação, tendo igualmente sido avaliado em dois momentos, coincidentes com os do grupo experimental. A avaliação de competências multiculturais foi realizada por duas medidas: (1) um questionário de auto-relato e (2) uma medida de avaliação objectiva baseada num caso hipotético apresentado. Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Relativamente à avaliação quantitativa de competências multiculturais através de auto-relato, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Contudo, a avaliação objectiva permitiu uma análise qualitativa que revelou que os profissionais do grupo experimental foram mais capazes de incluir elementos referentes à cultura após a intervenção na sua definição de estratégias e de aspectos relacionais da intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para futuro desenvolvimento de competências multiculturais em profissionais de acolhimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-04-26T15:01:39Z
2011-04-26T00:00:00Z
2011-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2656
url http://hdl.handle.net/10071/2656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134869538734080