Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22993 |
Resumo: | A realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de sua vivência familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada. Nesse sentido, refletir sobre as relações de alteridade estabelecidas pela nossa relação com o outro e com o mundo é fundamental para compreendermos e (re)construirmos a nossa própria identidade em todas as suas nuances. É sobre esse processo, aqui pensado no sentido da formação docente, que este artigo se debruça, apresentando uma reflexão que cruza olhares de duas professoras de instituições de Portugal e do Brasil. No Brasil, o artigo traça uma breve reflexão sobre a formação docente para lidar com a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise dos Projetos de Curso de quatro licenciaturas ofertadas pelo Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em Portugal, as reflexões versam sobre o que as escritas de si e as reflexões podem contribuir para a emancipação dos grupos humanos de que os docentes são (somos) parte. Concluímos que a nossa investigação, inspirada pelo método biográfico, mostra afinidades heurísticas e formativas adequadas à formação docente. Enquanto professoras na Universidade e formadoras de professores, estes estudos impulsionam o isomorfismo pedagógico e a nossa implicação na promoção da sua agência e autonomia, porque impelem à apropriação e visibilidade de acontecimentos, de itinerários e de conhecimentos construídos. O mesmo será dizer, possibilidades de suscitar alteridade(s) através de escritas de si e da reflexão na Educação de Jovens e Adultos. |
id |
RCAP_24cd364aabe0430c252ecc01082eb19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no BrasilEscritas de siFormação de professoresEducação de jovens e adultosAlteridadeA realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de sua vivência familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada. Nesse sentido, refletir sobre as relações de alteridade estabelecidas pela nossa relação com o outro e com o mundo é fundamental para compreendermos e (re)construirmos a nossa própria identidade em todas as suas nuances. É sobre esse processo, aqui pensado no sentido da formação docente, que este artigo se debruça, apresentando uma reflexão que cruza olhares de duas professoras de instituições de Portugal e do Brasil. No Brasil, o artigo traça uma breve reflexão sobre a formação docente para lidar com a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise dos Projetos de Curso de quatro licenciaturas ofertadas pelo Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em Portugal, as reflexões versam sobre o que as escritas de si e as reflexões podem contribuir para a emancipação dos grupos humanos de que os docentes são (somos) parte. Concluímos que a nossa investigação, inspirada pelo método biográfico, mostra afinidades heurísticas e formativas adequadas à formação docente. Enquanto professoras na Universidade e formadoras de professores, estes estudos impulsionam o isomorfismo pedagógico e a nossa implicação na promoção da sua agência e autonomia, porque impelem à apropriação e visibilidade de acontecimentos, de itinerários e de conhecimentos construídos. O mesmo será dizer, possibilidades de suscitar alteridade(s) através de escritas de si e da reflexão na Educação de Jovens e Adultos.Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos2018-03-15T16:25:36Z2018-03-152017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22993http://hdl.handle.net/10174/22993porLeal da Costa, C. & Cavalcante, I. (2017). Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 25 (10), p.108-126. URL: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785#mclc@uevora.ptnd229Leal da Costa, ConceiçãoCavalcante, Ilaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:54.499065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
title |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
spellingShingle |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil Leal da Costa, Conceição Escritas de si Formação de professores Educação de jovens e adultos Alteridade |
title_short |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
title_full |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
title_fullStr |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
title_full_unstemmed |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
title_sort |
Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição Cavalcante, Ilane |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Ilane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição Cavalcante, Ilane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escritas de si Formação de professores Educação de jovens e adultos Alteridade |
topic |
Escritas de si Formação de professores Educação de jovens e adultos Alteridade |
description |
A realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de sua vivência familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada. Nesse sentido, refletir sobre as relações de alteridade estabelecidas pela nossa relação com o outro e com o mundo é fundamental para compreendermos e (re)construirmos a nossa própria identidade em todas as suas nuances. É sobre esse processo, aqui pensado no sentido da formação docente, que este artigo se debruça, apresentando uma reflexão que cruza olhares de duas professoras de instituições de Portugal e do Brasil. No Brasil, o artigo traça uma breve reflexão sobre a formação docente para lidar com a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise dos Projetos de Curso de quatro licenciaturas ofertadas pelo Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em Portugal, as reflexões versam sobre o que as escritas de si e as reflexões podem contribuir para a emancipação dos grupos humanos de que os docentes são (somos) parte. Concluímos que a nossa investigação, inspirada pelo método biográfico, mostra afinidades heurísticas e formativas adequadas à formação docente. Enquanto professoras na Universidade e formadoras de professores, estes estudos impulsionam o isomorfismo pedagógico e a nossa implicação na promoção da sua agência e autonomia, porque impelem à apropriação e visibilidade de acontecimentos, de itinerários e de conhecimentos construídos. O mesmo será dizer, possibilidades de suscitar alteridade(s) através de escritas de si e da reflexão na Educação de Jovens e Adultos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-15T16:25:36Z 2018-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22993 http://hdl.handle.net/10174/22993 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal da Costa, C. & Cavalcante, I. (2017). Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 25 (10), p.108-126. URL: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785 https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785# mclc@uevora.pt nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136621171310592 |