Perfil dos diretores do 1.º Ciclo do Ensino Básico nas escolas públicas da RAM: supervisão de um concelhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sidónia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1427
Resumo: Nas organizações, a liderança é um fenómeno relevante, pois desde que a situação envolva um grupo, o líder tem influências nos resultados que se obtêm. O caso da Instituição Escola não é exceção. O diretor ocupa nas escolas públicas em Portugal uma posição de liderança a partir do momento que aceita o compromisso de assumir o cargo. Logo, são grandes as responsabilidades frente ao grupo de colaboradores, implicando a (re) construção de uma visão estratégica onde cada participante se sinta envolvido. Por exercer um cargo, para o qual foi eleito pelos seus pares, o diretor provém do mesmo meio, o que confere à sua atuação uma dimensão de colegialidade. Sendo diretor, existe à priori, a componente de gestão organizacional no desempenho da sua ação. Portanto, é um gestor que deve também ser líder, porque o sucesso da escola depende do exercício da sua liderança. É neste contexto que surge a nossa pretensão: situar no campo da análise organizacional, a influência da liderança, tendo em conta dois estilos, entendendo o conceito como um fenómeno complexo, com os seus efeitos no grupo e na organização. Para o efeito, e tendo em conta a nossa experiência como docente do 1º Ciclo do Ensino Básico, consideramos que muitas vezes o líder é eleito para um cargo formal de liderança, mesmo não tendo formação específica e tal terá repercussões na organização escolar, quer no processo, bem como nos resultados. A ausência/presença de conhecimento teórico e prático sobre liderança, sobre organização escolar e a inexistência/existência de um perfil de líder, inato ou adquirido, deixa a incógnita sobre o impacto do estilo de liderança na escola como organização e na ação concreta dos seus colaboradores. Eis uma ação que deve ser explorada e problematizada, num contexto de pensamento crítico, de reflexão profissional e pessoal, onde se situa este percurso investigativo.ABSTRACT In organizations the leadership is a relevant phenomenon since the situation involves a group, the leader has influences on the results that obtain. The case of the School Institution is no exception. In Portugal, in the public schools the director occupies a leadership position from the moment that accepts the commitment to assume the post. Therefore, the responsibilities are great facing the group of employees, involving the (re) construction of a strategic vision where each participant feel involved. By exercising a position, for which he was elected by his peers, the director comes from the same background, which gives a collegiality dimension. There is a priori being director, an organizational management component in the performance of their action. So he is a manager that also must be a leader, because the success of the school depends on the exercise of his leadership. It is in this context that arise our claim: situating the field of organizational analysis, the influence of leadership, taking into account two styles, understanding the concept as a complex phenomenon, with its effects on the group and the organization. For this purpose and taking into account our experience as a 1st cycle of basic education teacher, we consider that often the leader is elected for a formal leadership position, even not having a specific training and this will have an impact on school organization, either in the process, as well as in the results. The absence / presence of theoretical and practical knowledge about leadership, about school organization and the absence / existence of a profile of a leader, innate or acquired, leaves the question about the impact of the leadership style in school as an organization and in the concrete actions of its employees. Here is an action that should be explored and problematized in critical thinking context, professional and personal reflection, where this investigative path lies.
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