Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2630
Resumo: A supervisão pedagógica é normalmente investigadada em contextos de educação formal escolar, tendo como público alunos e professores do ensino regular. Neste estudo procuramos fazer uma análise dos princípios da supervisão e dos estilos de liderança num contexto escolar específico, numa escola profissional não pertencente ao Ministério da Educação e Ciência, cuja base metodológica assenta na educação formal, mas profissional. Apresentamos mais precisamente um estudo sobre o trabalho da equipa pedagógica dos cursos profissionais e da direção, numa escola profissional do norte de Portugal. Tentámos através do nosso estudo, observar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade do mundo escolar, tendo em conta que é na escola em estudo o sucesso escolar e profissional dos alunos é evidente. Deste modo partimos de uma revisão dos conceitos de formação de professores, escolas profissionais, ensino profissional, supervisão e liderança para desenvolver o estudo empírico. Através desta investigação à luz da literatura pesquisada, podemos comprovar que as vertentes dos estilos de supervisão e de estilo de liderança aplicados nesta escola profissional determinam a autonomia na gestão curricular, na prática letiva e em várias áreas da docência, que por sua vez se refletem no sucesso escolar dos alunos e na sua empregabilidade.
id RCAP_ce773105d522186abf169243e4d131de
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissionalSupervisão pedagógicaFormação de professoresEnsino profissionalLiderançaA supervisão pedagógica é normalmente investigadada em contextos de educação formal escolar, tendo como público alunos e professores do ensino regular. Neste estudo procuramos fazer uma análise dos princípios da supervisão e dos estilos de liderança num contexto escolar específico, numa escola profissional não pertencente ao Ministério da Educação e Ciência, cuja base metodológica assenta na educação formal, mas profissional. Apresentamos mais precisamente um estudo sobre o trabalho da equipa pedagógica dos cursos profissionais e da direção, numa escola profissional do norte de Portugal. Tentámos através do nosso estudo, observar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade do mundo escolar, tendo em conta que é na escola em estudo o sucesso escolar e profissional dos alunos é evidente. Deste modo partimos de uma revisão dos conceitos de formação de professores, escolas profissionais, ensino profissional, supervisão e liderança para desenvolver o estudo empírico. Através desta investigação à luz da literatura pesquisada, podemos comprovar que as vertentes dos estilos de supervisão e de estilo de liderança aplicados nesta escola profissional determinam a autonomia na gestão curricular, na prática letiva e em várias áreas da docência, que por sua vez se refletem no sucesso escolar dos alunos e na sua empregabilidade.Pedagogical supervision is usually studied in formal education contexts, having in mind public school students and teachers. In this study we try to do an analysis of the principles of supervision and leadership styles on a specific school context, in a vocational school, whose methodological basis is formal education, but also professional. This school does not belong to the Ministry of Education and Science. We present more precisely a study on the work of the pedagogical teachers team and the director of the vocational school in the North of Portugal. We have tried through our study, observe and understand the fundamental characteristics of leadership and supervision, able to improve the quality level of the school world, bearing in mind that in the studying school, the scholar and professional success of students is evident. In this way we set off a review of the concepts of teacher training, formation, vocational schools, vocational education, supervision and leadership to develop the empirical study. Doing this investigation in the light of literature researches, we can prove that the styles of supervision and leadership style features applied in this vocational school determine the autonomy in curriculum management, in daily teaching performance and in various areas of teaching, which is reflected in the students ' school success and their employability.2013-08-23T09:55:39Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2630porBaptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:14.506002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
title Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
spellingShingle Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
Baptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílio
Supervisão pedagógica
Formação de professores
Ensino profissional
Liderança
title_short Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
title_full Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
title_fullStr Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
title_sort Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional
author Baptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílio
author_facet Baptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Márcia Luísa dos Santos Silva Basílio
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Formação de professores
Ensino profissional
Liderança
topic Supervisão pedagógica
Formação de professores
Ensino profissional
Liderança
description A supervisão pedagógica é normalmente investigadada em contextos de educação formal escolar, tendo como público alunos e professores do ensino regular. Neste estudo procuramos fazer uma análise dos princípios da supervisão e dos estilos de liderança num contexto escolar específico, numa escola profissional não pertencente ao Ministério da Educação e Ciência, cuja base metodológica assenta na educação formal, mas profissional. Apresentamos mais precisamente um estudo sobre o trabalho da equipa pedagógica dos cursos profissionais e da direção, numa escola profissional do norte de Portugal. Tentámos através do nosso estudo, observar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade do mundo escolar, tendo em conta que é na escola em estudo o sucesso escolar e profissional dos alunos é evidente. Deste modo partimos de uma revisão dos conceitos de formação de professores, escolas profissionais, ensino profissional, supervisão e liderança para desenvolver o estudo empírico. Através desta investigação à luz da literatura pesquisada, podemos comprovar que as vertentes dos estilos de supervisão e de estilo de liderança aplicados nesta escola profissional determinam a autonomia na gestão curricular, na prática letiva e em várias áreas da docência, que por sua vez se refletem no sucesso escolar dos alunos e na sua empregabilidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-08-23T09:55:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2630
url http://hdl.handle.net/10348/2630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117602840576