A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1491
Resumo: Durante este percurso formativo e investigativo, fomos sempre perseguidos e perseguimos novos desafios. A partir da dimensão interativa, dialógica, interpessoal e desenvolvimentista da supervisão pedagógica e na sua articulação com a colaboração, procurámos compreender a realidade de uma escola num dado contexto (quer espacialmente, quer no tempo) para agirmos sobre ela, com a inevitável intencionalidade de a transformar. Foi no âmbito desta intencionalidade investigativa e formativa que formulámos a seguinte questão norteadora: De que forma as lideranças intermédias podem contribuir para a concretização do PE? Nesta sequência, definimos os seguintes propósitos para este trabalho de projeto que nortearam um conjunto de objetivos que explicitamos no enquadramento metodológico: a) envolver os docentes no Projeto Educativo do Agrupamento e consequentemente na melhoria do serviço educativo prestado à comunidade educativa; b) desenvolver competências que potenciem o exercício de lideranças intermédias; c) elaborar uma proposta de melhoria do desempenho nas lideranças intermédias. No enquadramento metodológico estão explicitados as opções para esta investigação, bem como uma análise das teorias públicas acerca dos instrumentos de recolha e tratamento dos dados da investigação, não esquecendo de enfatizar todos os procedimentos adotados. Da análise e discussão dos dados, resulta uma proposta de entender esta temática, tendo em conta a realidade estudada, beneficiando, deste modo, a possibilidade/oportunidade de (re)configurar a realidade educativa deste agrupamento.ABSTRACT Throughout this learning and investigative pathway, we have always been pursued by new challenges and we have pursued those challenges ourselves. Using the interactive, communicative, interpersonal and evolving dimension of pedagogical supervision and its collaborative aspect as a starting point, we aimed to understand the reality of a school, within its own context in terms of time and space, in order to act upon it with the inevitable intent to transform it. With this purpose we formulated the paramount question “How can intermediate leaderships contribute to the implementation of the Educative Plan (EP)?” From this fundamental question, the proposed goals of this project were derived. These were, namely: a) to promote the involvement of teachers in the EP of their cluster, hence in the improvement of the educational service provided to the school community; b) to promote the development of skills that encourage the practice of intermediate leaderships; c) to design a plan to improve the performance of intermediate leaderships. In the methodological background, the analysis criteria are outlined together with an overview of the available instruments for data collection and processing and a detailed description of the followed protocols. Through the analysis and discussion of the data generated, the present thesis aims to understand this theme within the studied environment, looking for possibilities and opportunities to (re)configure the reality of education in this cluster.
id RCAP_98bc029c2f98860d0d4fb6c57ed06545
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédiasSupervisão pedagógicaLiderançaColaboraçãoDesenvolvimento profissionalDurante este percurso formativo e investigativo, fomos sempre perseguidos e perseguimos novos desafios. A partir da dimensão interativa, dialógica, interpessoal e desenvolvimentista da supervisão pedagógica e na sua articulação com a colaboração, procurámos compreender a realidade de uma escola num dado contexto (quer espacialmente, quer no tempo) para agirmos sobre ela, com a inevitável intencionalidade de a transformar. Foi no âmbito desta intencionalidade investigativa e formativa que formulámos a seguinte questão norteadora: De que forma as lideranças intermédias podem contribuir para a concretização do PE? Nesta sequência, definimos os seguintes propósitos para este trabalho de projeto que nortearam um conjunto de objetivos que explicitamos no enquadramento metodológico: a) envolver os docentes no Projeto Educativo do Agrupamento e consequentemente na melhoria do serviço educativo prestado à comunidade educativa; b) desenvolver competências que potenciem o exercício de lideranças intermédias; c) elaborar uma proposta de melhoria do desempenho nas lideranças intermédias. No enquadramento metodológico estão explicitados as opções para esta investigação, bem como uma análise das teorias públicas acerca dos instrumentos de recolha e tratamento dos dados da investigação, não esquecendo de enfatizar todos os procedimentos adotados. Da análise e discussão dos dados, resulta uma proposta de entender esta temática, tendo em conta a realidade estudada, beneficiando, deste modo, a possibilidade/oportunidade de (re)configurar a realidade educativa deste agrupamento.ABSTRACT Throughout this learning and investigative pathway, we have always been pursued by new challenges and we have pursued those challenges ourselves. Using the interactive, communicative, interpersonal and evolving dimension of pedagogical supervision and its collaborative aspect as a starting point, we aimed to understand the reality of a school, within its own context in terms of time and space, in order to act upon it with the inevitable intent to transform it. With this purpose we formulated the paramount question “How can intermediate leaderships contribute to the implementation of the Educative Plan (EP)?” From this fundamental question, the proposed goals of this project were derived. These were, namely: a) to promote the involvement of teachers in the EP of their cluster, hence in the improvement of the educational service provided to the school community; b) to promote the development of skills that encourage the practice of intermediate leaderships; c) to design a plan to improve the performance of intermediate leaderships. In the methodological background, the analysis criteria are outlined together with an overview of the available instruments for data collection and processing and a detailed description of the followed protocols. Through the analysis and discussion of the data generated, the present thesis aims to understand this theme within the studied environment, looking for possibilities and opportunities to (re)configure the reality of education in this cluster.2014-11-25T12:44:49Z2014-11-21T00:00:00Z2014-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1491TID:201373343porPereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:54.844401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
title A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
spellingShingle A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rocha
Supervisão pedagógica
Liderança
Colaboração
Desenvolvimento profissional
title_short A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
title_full A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
title_fullStr A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
title_sort A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias
author Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rocha
author_facet Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Fernanda Ribeiro Duarte da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Liderança
Colaboração
Desenvolvimento profissional
topic Supervisão pedagógica
Liderança
Colaboração
Desenvolvimento profissional
description Durante este percurso formativo e investigativo, fomos sempre perseguidos e perseguimos novos desafios. A partir da dimensão interativa, dialógica, interpessoal e desenvolvimentista da supervisão pedagógica e na sua articulação com a colaboração, procurámos compreender a realidade de uma escola num dado contexto (quer espacialmente, quer no tempo) para agirmos sobre ela, com a inevitável intencionalidade de a transformar. Foi no âmbito desta intencionalidade investigativa e formativa que formulámos a seguinte questão norteadora: De que forma as lideranças intermédias podem contribuir para a concretização do PE? Nesta sequência, definimos os seguintes propósitos para este trabalho de projeto que nortearam um conjunto de objetivos que explicitamos no enquadramento metodológico: a) envolver os docentes no Projeto Educativo do Agrupamento e consequentemente na melhoria do serviço educativo prestado à comunidade educativa; b) desenvolver competências que potenciem o exercício de lideranças intermédias; c) elaborar uma proposta de melhoria do desempenho nas lideranças intermédias. No enquadramento metodológico estão explicitados as opções para esta investigação, bem como uma análise das teorias públicas acerca dos instrumentos de recolha e tratamento dos dados da investigação, não esquecendo de enfatizar todos os procedimentos adotados. Da análise e discussão dos dados, resulta uma proposta de entender esta temática, tendo em conta a realidade estudada, beneficiando, deste modo, a possibilidade/oportunidade de (re)configurar a realidade educativa deste agrupamento.ABSTRACT Throughout this learning and investigative pathway, we have always been pursued by new challenges and we have pursued those challenges ourselves. Using the interactive, communicative, interpersonal and evolving dimension of pedagogical supervision and its collaborative aspect as a starting point, we aimed to understand the reality of a school, within its own context in terms of time and space, in order to act upon it with the inevitable intent to transform it. With this purpose we formulated the paramount question “How can intermediate leaderships contribute to the implementation of the Educative Plan (EP)?” From this fundamental question, the proposed goals of this project were derived. These were, namely: a) to promote the involvement of teachers in the EP of their cluster, hence in the improvement of the educational service provided to the school community; b) to promote the development of skills that encourage the practice of intermediate leaderships; c) to design a plan to improve the performance of intermediate leaderships. In the methodological background, the analysis criteria are outlined together with an overview of the available instruments for data collection and processing and a detailed description of the followed protocols. Through the analysis and discussion of the data generated, the present thesis aims to understand this theme within the studied environment, looking for possibilities and opportunities to (re)configure the reality of education in this cluster.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25T12:44:49Z
2014-11-21T00:00:00Z
2014-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1491
TID:201373343
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1491
identifier_str_mv TID:201373343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623090814976