Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26837 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
id |
RCAP_24e1929d2e529f5ac67282ca7e4c4f5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26837 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino SuperiorEducaçãoInstituições de Ensino Superior (IES)CRISP-DMBusiness Intelligence (BI)Microsoft Power BIEducationHigher Education Institutions (HEIs)Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialO século XXI é assinalado pelas constantes mudanças na sociedade nas mais diversas áreas da atividade humana. Uma das principais transformações sentidas está associada ao crescente volume de dados disponibilizados. Nesta nova sociedade, denominada de Sociedade de Informação, a informação é vista como uma necessidade, mas também como um recurso para alcançar conhecimento. Porém, o tratamento de grandes quantidades de dados nem sempre é decifrável. Torna-se assim necessário recorrer a mecanismos que permitam processar estes grandes conjuntos de dados de forma que sejam compreendidos e, por conseguinte, forneçam informação útil, nomeadamente para a implementação de estratégias que aumentem a eficácia das organizações no seu meio envolvente. Circulando cada vez mais informação e de acesso cada vez mais fácil, de dia para dia as organizações nos mais diversos setores atuam num ambiente mais concorrencial e inovador – onde o setor da educação não é exceção. Torna-se assim essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) se munam de novas ferramentas e tecnologias que lhes permitam enfrentar os correntes desafios propostos com a nova realidade em que estão inseridas. É neste sentido que o presente trabalho tem como principal objetivo, através de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), caracterizar o Ensino Superior em Portugal nos últimos anos letivos. Assim, recorreu-se ao Microsoft Power BI para desenvolver dashboards que permitem alcançar os objetivos propostos e contribuem de forma positiva para a tomada de decisões das IES. Desta forma, a metodologia CRISP-DM seguida permite desenvolver um relatório onde a informação disponibilizada se encontra percetível em painéis visualmente apelativos, de maneira a contribuir para o melhoramento das decisões dos diferentes Estabelecimentos de Ensino e, por conseguinte, beneficiar de vantagens competitivas perante os restantes e principais rivais.The 21st century is marked by the constant changes in society in the most diverse areas of human activity. One of the major transformations is associated with the increasing volume of data available. In this new society, called the Information Society, information is seen as a necessity and a resource to achieve knowledge. However, the processing of large amounts of data is not always decipherable. It becomes necessary to use mechanisms that help to process these large data sets in such a way that they are understood and therefore provide useful information for implementing strategies that increase organizations' effectiveness in their environment. When faced with increased information and increasingly easier access, day-by-day organizations in the most diverse sectors operate in a more competitive and innovative ‘environment’ – the education sector is no exception. Therefore, it becomes essential that Higher Education Institutions (HEIs) have new tools and technologies that allow them to face the current challenges that come with the new reality in which they are inserted. In this sense, the present work has as its primary objective a Business Intelligence (BI) tool, characterizing higher education in Portugal in recent school years. Thus, Microsoft Power BI was used to develop dashboards that would achieve the proposed objectives and contribute positively to the decision-making of the HEIs. In this way, the CRISP-DM methodology followed allows the development of a report, where the information provided is noticeable in visually appealing panels, to contribute to the improvement of the decision of the different Educational Establishments and therefore benefit from competitive advantages over the remaining and main rivals.Instituto Superior de Economia e GestãoCosta, CarlosRepositório da Universidade de LisboaAnacleto, Mariana Ferreira2023-01-11T22:19:17Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26837porAnacleto, Mariana Ferreira (2022). "Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:24.366237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
title |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
spellingShingle |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior Anacleto, Mariana Ferreira Educação Instituições de Ensino Superior (IES) CRISP-DM Business Intelligence (BI) Microsoft Power BI Education Higher Education Institutions (HEIs) |
title_short |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
title_full |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
title_fullStr |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
title_sort |
Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior |
author |
Anacleto, Mariana Ferreira |
author_facet |
Anacleto, Mariana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Carlos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anacleto, Mariana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Instituições de Ensino Superior (IES) CRISP-DM Business Intelligence (BI) Microsoft Power BI Education Higher Education Institutions (HEIs) |
topic |
Educação Instituições de Ensino Superior (IES) CRISP-DM Business Intelligence (BI) Microsoft Power BI Education Higher Education Institutions (HEIs) |
description |
Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-11T22:19:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26837 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anacleto, Mariana Ferreira (2022). "Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131201239252992 |