Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anacleto, Mariana Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26837
Resumo: Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
id RCAP_24e1929d2e529f5ac67282ca7e4c4f5f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino SuperiorEducaçãoInstituições de Ensino Superior (IES)CRISP-DMBusiness Intelligence (BI)Microsoft Power BIEducationHigher Education Institutions (HEIs)Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialO século XXI é assinalado pelas constantes mudanças na sociedade nas mais diversas áreas da atividade humana. Uma das principais transformações sentidas está associada ao crescente volume de dados disponibilizados. Nesta nova sociedade, denominada de Sociedade de Informação, a informação é vista como uma necessidade, mas também como um recurso para alcançar conhecimento. Porém, o tratamento de grandes quantidades de dados nem sempre é decifrável. Torna-se assim necessário recorrer a mecanismos que permitam processar estes grandes conjuntos de dados de forma que sejam compreendidos e, por conseguinte, forneçam informação útil, nomeadamente para a implementação de estratégias que aumentem a eficácia das organizações no seu meio envolvente. Circulando cada vez mais informação e de acesso cada vez mais fácil, de dia para dia as organizações nos mais diversos setores atuam num ambiente mais concorrencial e inovador – onde o setor da educação não é exceção. Torna-se assim essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) se munam de novas ferramentas e tecnologias que lhes permitam enfrentar os correntes desafios propostos com a nova realidade em que estão inseridas. É neste sentido que o presente trabalho tem como principal objetivo, através de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), caracterizar o Ensino Superior em Portugal nos últimos anos letivos. Assim, recorreu-se ao Microsoft Power BI para desenvolver dashboards que permitem alcançar os objetivos propostos e contribuem de forma positiva para a tomada de decisões das IES. Desta forma, a metodologia CRISP-DM seguida permite desenvolver um relatório onde a informação disponibilizada se encontra percetível em painéis visualmente apelativos, de maneira a contribuir para o melhoramento das decisões dos diferentes Estabelecimentos de Ensino e, por conseguinte, beneficiar de vantagens competitivas perante os restantes e principais rivais.The 21st century is marked by the constant changes in society in the most diverse areas of human activity. One of the major transformations is associated with the increasing volume of data available. In this new society, called the Information Society, information is seen as a necessity and a resource to achieve knowledge. However, the processing of large amounts of data is not always decipherable. It becomes necessary to use mechanisms that help to process these large data sets in such a way that they are understood and therefore provide useful information for implementing strategies that increase organizations' effectiveness in their environment. When faced with increased information and increasingly easier access, day-by-day organizations in the most diverse sectors operate in a more competitive and innovative ‘environment’ – the education sector is no exception. Therefore, it becomes essential that Higher Education Institutions (HEIs) have new tools and technologies that allow them to face the current challenges that come with the new reality in which they are inserted. In this sense, the present work has as its primary objective a Business Intelligence (BI) tool, characterizing higher education in Portugal in recent school years. Thus, Microsoft Power BI was used to develop dashboards that would achieve the proposed objectives and contribute positively to the decision-making of the HEIs. In this way, the CRISP-DM methodology followed allows the development of a report, where the information provided is noticeable in visually appealing panels, to contribute to the improvement of the decision of the different Educational Establishments and therefore benefit from competitive advantages over the remaining and main rivals.Instituto Superior de Economia e GestãoCosta, CarlosRepositório da Universidade de LisboaAnacleto, Mariana Ferreira2023-01-11T22:19:17Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26837porAnacleto, Mariana Ferreira (2022). "Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:24.366237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
title Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
spellingShingle Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
Anacleto, Mariana Ferreira
Educação
Instituições de Ensino Superior (IES)
CRISP-DM
Business Intelligence (BI)
Microsoft Power BI
Education
Higher Education Institutions (HEIs)
title_short Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
title_full Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
title_fullStr Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
title_full_unstemmed Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
title_sort Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior
author Anacleto, Mariana Ferreira
author_facet Anacleto, Mariana Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Carlos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anacleto, Mariana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instituições de Ensino Superior (IES)
CRISP-DM
Business Intelligence (BI)
Microsoft Power BI
Education
Higher Education Institutions (HEIs)
topic Educação
Instituições de Ensino Superior (IES)
CRISP-DM
Business Intelligence (BI)
Microsoft Power BI
Education
Higher Education Institutions (HEIs)
description Mestrado Bolonha em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-11T22:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26837
url http://hdl.handle.net/10400.5/26837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anacleto, Mariana Ferreira (2022). "Análise de dados em business intelligence dos últimos anos letivos do Ensino Superior". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131201239252992