A supervisão docente e as lideranças intermédias Qual o papel do Coordenador na supervisão da prática docente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9897 |
Resumo: | A partir da constatação, na realidade dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (de agora em diante designadas como escolas), da existência de situações críticas associadas ao desenvolvimento profissional dos docentes, organizamos um estudo que procura relacionar a supervisão docente com as lideranças intermédias. Identificamos a questão “Qual o papel do Coordenador de Departamento/Grupo Disciplinar (de agora adiante designado Coordenador) na supervisão da prática docente?” e quisemos saber qual a opinião dos professores sobre a supervisão da prática docente e que papel reservam ao Coordenador nessa função. Partindo de razões profissionais, teóricas e normativas que justificam a emergência de estudos sobre esta problemática, parece cada vez mais notória a necessidade de se implementarem dispositivos de supervisão que, por via do desenvolvimento profissional dos docentes, viabilize a melhoria das suas práticas pedagógicas e, consequentemente, com reflexo nas aprendizagens dos alunos. Utilizamos um inquérito por questionário em que procuramos conhecer a perceção dos docentes sobre modelos e estratégias de supervisão e sobre o papel que é reservado ao Coordenador na supervisão da prática docente. Pedimos ainda que, a partir de uma lista de estratégias, identificassem aquelas que desejariam que fossem implementadas na sua escola, aquando da construção de um modelo de supervisão. Pela análise dos resultados obtidos em termos das medidas estatísticas variância e mediana, concluímos que os docentes participantes no estudo reservam para a figura do Coordenador o papel de gestor e de dinamizador de um grupo de docentes, do seu trabalho em interação colaborativa, mas não lhe conferem especiais responsabilidades em estratégias de supervisão mais dirigidas, como é o caso da observação da prática docente em sala de aula. Abrem, no entanto, essa possibilidade, num contexto de observação de aulas interpares. Os docentes participantes no estudo manifestam preferência por modelos de supervisão de natureza democrática, colaborativos e dialógicos com a corresponsabilização de todos os elementos do grupo. |
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A supervisão docente e as lideranças intermédias Qual o papel do Coordenador na supervisão da prática docente?Supervisão pedagógicaAvaliação de desempenhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA partir da constatação, na realidade dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (de agora em diante designadas como escolas), da existência de situações críticas associadas ao desenvolvimento profissional dos docentes, organizamos um estudo que procura relacionar a supervisão docente com as lideranças intermédias. Identificamos a questão “Qual o papel do Coordenador de Departamento/Grupo Disciplinar (de agora adiante designado Coordenador) na supervisão da prática docente?” e quisemos saber qual a opinião dos professores sobre a supervisão da prática docente e que papel reservam ao Coordenador nessa função. Partindo de razões profissionais, teóricas e normativas que justificam a emergência de estudos sobre esta problemática, parece cada vez mais notória a necessidade de se implementarem dispositivos de supervisão que, por via do desenvolvimento profissional dos docentes, viabilize a melhoria das suas práticas pedagógicas e, consequentemente, com reflexo nas aprendizagens dos alunos. Utilizamos um inquérito por questionário em que procuramos conhecer a perceção dos docentes sobre modelos e estratégias de supervisão e sobre o papel que é reservado ao Coordenador na supervisão da prática docente. Pedimos ainda que, a partir de uma lista de estratégias, identificassem aquelas que desejariam que fossem implementadas na sua escola, aquando da construção de um modelo de supervisão. Pela análise dos resultados obtidos em termos das medidas estatísticas variância e mediana, concluímos que os docentes participantes no estudo reservam para a figura do Coordenador o papel de gestor e de dinamizador de um grupo de docentes, do seu trabalho em interação colaborativa, mas não lhe conferem especiais responsabilidades em estratégias de supervisão mais dirigidas, como é o caso da observação da prática docente em sala de aula. Abrem, no entanto, essa possibilidade, num contexto de observação de aulas interpares. Os docentes participantes no estudo manifestam preferência por modelos de supervisão de natureza democrática, colaborativos e dialógicos com a corresponsabilização de todos os elementos do grupo.Considering the existence of some critical situations related to the development of school teachers in the reality of our Schools, we organized this study in order to find the relationship between teaching supervision and intermediate leaderships. We identified the question “Which is the role of the staff coordinator in supervising the act of teaching?” and we wanted to know our peers’ opinion on the supervision of their teaching practices as well as the role of the Coordinators in that task. Taking as a starting point professional, theoretical and normative motivations the emergence of the present study about this problematic is justified, as with it urges the implementation of supervision methods which, through the professional development of teachers, may bring the improvement of their pedagogical practices, and, consequently, the clear improvement on students’ knowledge. For that purpose, we used a questionnaire survey method in which we tried to perceive the teachers understanding of the supervision models and strategies and the roles they expected from the Coordinators in supervising their teaching practices. We also asked to identify, from a list of strategies, which ones teachers would like to see adopted, if there was a supervising model to be implemented in their Schools.Analysing the results in terms of statistical measures variance and median we may conclude that the teachers participating in this study expect from the Coordinator the role of the leader and motivator of the group of teachers, even the cooperative work, but do not recognize specific responsibilities in supervising teaching practices in classes. However, this is a more acceptable practice for them (direct observation) among peers. The teachers participating in the study showed a higher preference for supervising models including a more democratic, collaborative and dialogical exchange of experiences, representing sharable responsibilities among peers.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRomão, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCaldas, José Casimiro Martins2017-06-07T13:18:30Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9897TID:201711630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:22.066755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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