Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32385 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children. |
id |
RCAP_24e7885772b7296a18bce3749c7916fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógicaEducação de infânciaFamíliaParticipaçãoComunicaçãoDocumentação PedagógicaChildhood EducationFamilyParticipationCommunication;Pedagogical DocumentationO presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children.Universidade de Évora2022-08-08T15:55:47Z2022-08-082022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32385http://hdl.handle.net/10174/32385TID:203033140porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodaniela.cristeto98@gmail.com229Cristeto, Daniela Alexandra Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:24.145922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
title |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
spellingShingle |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica Cristeto, Daniela Alexandra Alves Educação de infância Família Participação Comunicação Documentação Pedagógica Childhood Education Family Participation Communication; Pedagogical Documentation |
title_short |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
title_full |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
title_fullStr |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
title_sort |
Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica |
author |
Cristeto, Daniela Alexandra Alves |
author_facet |
Cristeto, Daniela Alexandra Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristeto, Daniela Alexandra Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Família Participação Comunicação Documentação Pedagógica Childhood Education Family Participation Communication; Pedagogical Documentation |
topic |
Educação de infância Família Participação Comunicação Documentação Pedagógica Childhood Education Family Participation Communication; Pedagogical Documentation |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-08T15:55:47Z 2022-08-08 2022-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32385 http://hdl.handle.net/10174/32385 TID:203033140 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32385 |
identifier_str_mv |
TID:203033140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação daniela.cristeto98@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136695607623680 |