Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristeto, Daniela Alexandra Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32385
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children.
id RCAP_24e7885772b7296a18bce3749c7916fd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógicaEducação de infânciaFamíliaParticipaçãoComunicaçãoDocumentação PedagógicaChildhood EducationFamilyParticipationCommunication;Pedagogical DocumentationO presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children.Universidade de Évora2022-08-08T15:55:47Z2022-08-082022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32385http://hdl.handle.net/10174/32385TID:203033140porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodaniela.cristeto98@gmail.com229Cristeto, Daniela Alexandra Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:24.145922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
title Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
spellingShingle Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
Cristeto, Daniela Alexandra Alves
Educação de infância
Família
Participação
Comunicação
Documentação Pedagógica
Childhood Education
Family
Participation
Communication;
Pedagogical Documentation
title_short Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
title_full Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
title_fullStr Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
title_full_unstemmed Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
title_sort Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
author Cristeto, Daniela Alexandra Alves
author_facet Cristeto, Daniela Alexandra Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristeto, Daniela Alexandra Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Família
Participação
Comunicação
Documentação Pedagógica
Childhood Education
Family
Participation
Communication;
Pedagogical Documentation
topic Educação de infância
Família
Participação
Comunicação
Documentação Pedagógica
Childhood Education
Family
Participation
Communication;
Pedagogical Documentation
description O presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de infância do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Universidade de Évora. O foco principal desta investigação de natureza qualitativa/interpretativa, sustentada pela metodologia de investigação-ação, concerne em perceber qual o papel da documentação pedagógica como meio de enriquecimento da comunicação entre a família e a Creche e o Jardim de Infância, a fim de promover conexões entre os dois ambientes. A recolha de dados obtida por observação participante, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, documentação de vivências em ambos os contextos, reflexões semanais, planificações diárias e semanais, questionários dirigidos às famílias e entrevistas às educadoras e às crianças permitiu comprovar a documentação como um recurso eficaz na comunicação entre escola, família e crianças, apelando à participação ativa de ambas, suscitando novas aprendizagens e contribuindo para um desenvolvimento holístico das crianças; Connections between educational contexts, families and children, using pedagogical documentation Abstract: This report was carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Teaching Practice in Nusery and Pre-School of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Évora. The main focus of this qualitative/interpretive investigation, supported by the action-research methodology, concerns understanding the role of pedagogical documentation as a means of enriching communication between the family and the pre-schools in order to promote connections between the two environments. The collection of data obtained by participant observation, field notes, photographic and video records, documentation of experiences in both contexts, weekly reflections, daily and weekly planning, questionnaires addressed to families and interviews with educators and children allowed to prove the documentation as an effective resource in communication between school, family and children, appealing to the active participation of both, new learning and contributing to the holistic development of children.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08T15:55:47Z
2022-08-08
2022-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32385
http://hdl.handle.net/10174/32385
TID:203033140
url http://hdl.handle.net/10174/32385
identifier_str_mv TID:203033140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
daniela.cristeto98@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136695607623680