A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farto, Rita Baptista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9524
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cea23a32f9c5c1c010b0486d3e099f03
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-famíliaDocumentação pedagógicaComunicaçãoFamíliasPedagogical documentationCommunicationFamiliesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento tem como objetivo dar a conhecer uma intervenção educativa, contextualizada, refletida e eticamente situada durante a Prática Profissional Supervisionada em contexto de jardim de infância, com um grupo de 15 crianças, com idades compreendidas entre os 3-5anos. O interesse pelo tema da documentação pedagógica surge na valência de creche, ao se perceber que as produções realizadas pelas crianças e as fotografias expostas, quando por si observadas comunicavam com elas: as crianças reviam-se e revisitavam memórias. Mas, comunicavam também com as famílias: mostravam-lhes as vivências e as aprendizagens das crianças. No jardim de infância, perante as produções expostas, questionou-se se este meio de documentação comunicava com as famílias, tendo em conta a caracterização do contexto. Como a documentação é uma forma que interliga as crianças, os profissionais e as famílias, desenvolveu-se uma investigação-ação, de natureza qualitativa, tendo sido utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados: inquéritos por questionários às famílias, entrevistas conversacionais informais às crianças e entrevista estruturada à educadora cooperante.ABSTRACT The purpose of this document is to present an educational intervention that is contextualized, reflected and ethically situated during the Supervised Professional Practice in the context of kindergarten, with a group of 15 children, aged 3-5 years old. The interest in the subject of pedagogical documentation arises in the added-value of kindergarten when it is perceived that the works made by children and the photographs exposed, when observed by themselves communicated with them: the children re-viewed and revisited memories. But they also communicated with the families: they showed them their experiences and what children had learnt. In the kindergarten, faced with the exposed works, it was questioned if this means of documentation communicated with the families taking into account the characteristics of the context. Considering that documentation is a form that interconnects children, professionals and families, an action-research of a qualitative nature has been developed using different techniques of data collection: surveys with questionnaires to families, informal conversational interviews with children and structured interview with the cooperating educator.Rosa, ManuelaRCIPLFarto, Rita Baptista2019-02-19T10:35:11Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9524TID:202034917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:04.937038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
title A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
spellingShingle A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
Farto, Rita Baptista
Documentação pedagógica
Comunicação
Famílias
Pedagogical documentation
Communication
Families
title_short A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
title_full A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
title_fullStr A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
title_full_unstemmed A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
title_sort A documentação pedagógica como facilitadora da comunicação escola-família
author Farto, Rita Baptista
author_facet Farto, Rita Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Farto, Rita Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica
Comunicação
Famílias
Pedagogical documentation
Communication
Families
topic Documentação pedagógica
Comunicação
Famílias
Pedagogical documentation
Communication
Families
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-19T10:35:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9524
TID:202034917
url http://hdl.handle.net/10400.21/9524
identifier_str_mv TID:202034917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444639293440