Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em competências de processamento auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Ana Micaela Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27951
Resumo: Enquadramento: As crianças com Perturbação do Processamento Auditivo (PPA) beneficiam de Treino Auditivo (TA). Em Portugal não se conhecem, até ao momento, programas de intervenção validados para intervenção em competências de Processamento Auditivo, com estímulos verbais em Português Europeu (PE). Objetivos: O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento e validação de um Programa de Intervenção em Competências do Processamento Auditivo (PIPA) para o PE, destinado a crianças em idade escolar. Métodos: O estudo decorreu em duas fases, sendo que na Fase 1 se procedeu ao desenvolvimento do PIPA e na Fase 2 foi realizada a sua validação de conteúdo com recurso a um Painel de Peritos (PP). Foram desenvolvidas as tarefas de: A- discriminação auditiva, B – atenção auditiva, C – memória auditiva e D – fechamento, utilizando apenas sons verbais. Participaram no estudo de validação de conteúdo cinco peritos com formação e experiência na área que preencheram dois inquéritos especificamente criados para o efeito. Resultados: O resultado obtido através do preenchimento do questionário pelo PP revelou um elevado nível de concordância, tendo-se obtido um IVC global de 0.94. dos 14 itens avaliados, 11 apresentaram um IVC de 1. Conclusão: Conclui-se, assim que o PIPA apresenta validade de conteúdo, para intervenção junto de crianças em idade escolar com perturbação do processamento auditivo. Estudos futuros deverão contemplar um estudo piloto de aceitabilidade com crianças com e sem PPA.
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