Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em competências pragmáticas para crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Estevão da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29740
Resumo: Enquadramento: Na sua intervenção, o Terapeuta da Fala (TF) deverá escolher programas adequados às características individuais da criança e ao seu desempenho linguístico. Contudo, no que diz respeito às competências pragmáticas, não são conhecidos, até ao momento, a nível nacional, programas de intervenção destinados a crianças em idade escolar e validados para o Português Europeu (PE), o que dificulta a atuação do TF. Objetivos: O presente estudo tem como principal objetivo desenvolver e validar um Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas – Idade Escolar (PICP-E) destinado a crianças com dificuldades no domínio pragmático em idade escolar. Metodologia: A concretização deste estudo dividiu-se em duas fases: a Fase 1 diz respeito ao desenvolvimento do PICP-E; e a Fase 2 corresponde à validação de conteúdo com recurso a um Painel de Peritos (PP) (Fase 2.1) e à realização de um Estudo Piloto de Aceitabilidade (Fase 2.2). Sendo um estudo de validade de conteúdo, pode, simultaneamente, caracterizar-se um estudo exploratório, de natureza transversal e descritiva, com uma amostragem não probabilística por conveniência. O PP (n=7) foi composto por Terapeutas da Fala e permitiu validar o conteúdo do PICP-E no que diz respeito à sua estrutura, conteúdo e pertinência. Nesta fase (2.1), a recolha de dados foi executada através do preenchimento de dois questionários: A - Caracterização do Painel de Peritos e B - Validação de Conteúdo. A validade de conteúdo foi calculada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O Estudo Piloto de Aceitabilidade contou com a participação de 10 crianças com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos, com desenvolvimento linguístico típico e com o PE como língua materna. A recolha de dados assentou, igualmente, no preenchimento de dois questionários: A – Caracterização Demográfica da criança e B - Questionário de Aceitabilidade. Todos os dados foram analisados com base na estatística descritiva. Resultados: Os resultados obtidos através do PP demonstraram uma concordância global elevada entre os avaliadores, obtendo-se um IVC global de 0.99. No Estudo Piloto de Aceitabilidade, todas as crianças (100%, n=10) gostaram de participar, compreenderam as instruções e gostavam de continuar ou repetir as atividades do programa. Conclusão: Os resultados obtidos no presente estudo indicam que o PICP-E apresenta validade de conteúdo, assim como boas características de aceitabilidade por parte de crianças em idade escolar com desenvolvimento típico. Sugere-se que, em estudos futuros, seja analisada a eficácia do PICP-E em crianças com dificuldades no domínico pragmático.
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Metodologia: A concretização deste estudo dividiu-se em duas fases: a Fase 1 diz respeito ao desenvolvimento do PICP-E; e a Fase 2 corresponde à validação de conteúdo com recurso a um Painel de Peritos (PP) (Fase 2.1) e à realização de um Estudo Piloto de Aceitabilidade (Fase 2.2). Sendo um estudo de validade de conteúdo, pode, simultaneamente, caracterizar-se um estudo exploratório, de natureza transversal e descritiva, com uma amostragem não probabilística por conveniência. O PP (n=7) foi composto por Terapeutas da Fala e permitiu validar o conteúdo do PICP-E no que diz respeito à sua estrutura, conteúdo e pertinência. Nesta fase (2.1), a recolha de dados foi executada através do preenchimento de dois questionários: A - Caracterização do Painel de Peritos e B - Validação de Conteúdo. A validade de conteúdo foi calculada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O Estudo Piloto de Aceitabilidade contou com a participação de 10 crianças com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos, com desenvolvimento linguístico típico e com o PE como língua materna. A recolha de dados assentou, igualmente, no preenchimento de dois questionários: A – Caracterização Demográfica da criança e B - Questionário de Aceitabilidade. Todos os dados foram analisados com base na estatística descritiva. Resultados: Os resultados obtidos através do PP demonstraram uma concordância global elevada entre os avaliadores, obtendo-se um IVC global de 0.99. No Estudo Piloto de Aceitabilidade, todas as crianças (100%, n=10) gostaram de participar, compreenderam as instruções e gostavam de continuar ou repetir as atividades do programa. Conclusão: Os resultados obtidos no presente estudo indicam que o PICP-E apresenta validade de conteúdo, assim como boas características de aceitabilidade por parte de crianças em idade escolar com desenvolvimento típico. Sugere-se que, em estudos futuros, seja analisada a eficácia do PICP-E em crianças com dificuldades no domínico pragmático.Background: In intervention, the Speech and Language Therapist should select programmes that are suited to the individual characteristics of each child and their language performance. However, when it comes to pragmatic skills, in Portugal, no intervention programmes were found for European Portuguese school-aged children, compromising the performance of the Speech and Language Therapist. Objective: The main goal of this study is to develop and validate a Pragmatic Intervention Programme, intended for school-aged children who have difficulties in the pragmatic domain. Methodology: This study was divided into two phases: Phase 1 concerns the development of the Pragmatic Intervention Programme; and Phase 2 pertains to the content validation using an Expert Panel (Phase 2.1) and the conduction of a Pilot Acceptability Study (Phase 2.2). This content validation study is simultaneously characterized as an exploratory study, cross-sectional and descriptive, with a convenience non-probabilistic sampling. The Expert Panel (n=7) was composed by Speech and Language Therapists that validate the content of the Pragmatic Intervention Programme in terms of its structure, content and relevance. In this phase (2.1), the data collection was carried out through two questionnaires: A – Characterization of the Expert Panel and B – Content Validation. The content validity was calculated using the Content Validity Index. The Pilot Acceptability Study includes 10 children with ages between six and 10 years old, with typical language development and native speakers of European Portuguese. The data collection was also carried out through two questionnaires: A – Demographic Characterization of the Child and B – Acceptability Questionnaire. Descriptive statistics was used to analyze all data. Results: The results achieved through the Expert Panel showed a high global agreement between the experts (Content Validity Index = 0.99). In the Pilot Acceptability Study, all the children (100%, n = 10) enjoyed participating, understood the instructions given and liked to continue or repeat the programme activities. Conclusion: The results obtained in this study indicate that the Pragmatic Intervention Programme shows content validity, as well as good characteristics of acceptability by school-aged children with typical language development. In future studies, it is suggested a study to explore the effectiveness of the Pragmatic Intervention Programme in children with pragmatic impairment.2020-11-10T10:05:07Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29740porSilva, Ana Maria Estevão dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:33Zoai:ria.ua.pt:10773/29740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:00.207907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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