Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniel Fernando Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18427
Resumo: O presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais.
id RCAP_24fa322c60711efd3ca8a08bcb852060
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista modernoPercussão teatralEnsino de músicaPerformance musicalElementos extra-musicaisDidática da percussãoTheatrical percussionMusic teachingMusical performanceExtra-musical elementsPercussion didacticsO presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais.This report represents the work developed during the supervised teaching practice carried out at the Academia de Música de Vilar do Paraíso, during the 2020/2021 academic year. The document is organized into three chapters and aims to synthesize and reflect on educational practice. The first chapter presents a characterization of the institution where the internship was carried out, while the second chapter aims to reflect and present in detail the work carried out during the educational practice. Finally, the third chapter refers to the research project: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: didactic tool in the theatrical development of the modern percussionist”. First, the main elements and techniques that characterize theatrical percussion are identified. Then, the aforementioned work will be presented as a didactic tool to develop skills related to performance in theatrical percussion. An interpretive guide to support the study and performance of the work is presented, with the aim of transmitting strategies for the effective development of theatrical skills.Campos, Manuel António Veríssimo deSantiago, LuísOliveira, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Daniel Fernando Oliveira2021-09-18T16:54:06Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18427TID:202757706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.444024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
title Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
spellingShingle Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
Araújo, Daniel Fernando Oliveira
Percussão teatral
Ensino de música
Performance musical
Elementos extra-musicais
Didática da percussão
Theatrical percussion
Music teaching
Musical performance
Extra-musical elements
Percussion didactics
title_short Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
title_full Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
title_fullStr Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
title_full_unstemmed Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
title_sort Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
author Araújo, Daniel Fernando Oliveira
author_facet Araújo, Daniel Fernando Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Santiago, Luís
Oliveira, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Daniel Fernando Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão teatral
Ensino de música
Performance musical
Elementos extra-musicais
Didática da percussão
Theatrical percussion
Music teaching
Musical performance
Extra-musical elements
Percussion didactics
topic Percussão teatral
Ensino de música
Performance musical
Elementos extra-musicais
Didática da percussão
Theatrical percussion
Music teaching
Musical performance
Extra-musical elements
Percussion didactics
description O presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-18T16:54:06Z
2021-07-21
2021-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18427
TID:202757706
url http://hdl.handle.net/10400.22/18427
identifier_str_mv TID:202757706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474148982784