Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18427 |
Resumo: | O presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais. |
id |
RCAP_24fa322c60711efd3ca8a08bcb852060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista modernoPercussão teatralEnsino de músicaPerformance musicalElementos extra-musicaisDidática da percussãoTheatrical percussionMusic teachingMusical performanceExtra-musical elementsPercussion didacticsO presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais.This report represents the work developed during the supervised teaching practice carried out at the Academia de Música de Vilar do Paraíso, during the 2020/2021 academic year. The document is organized into three chapters and aims to synthesize and reflect on educational practice. The first chapter presents a characterization of the institution where the internship was carried out, while the second chapter aims to reflect and present in detail the work carried out during the educational practice. Finally, the third chapter refers to the research project: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: didactic tool in the theatrical development of the modern percussionist”. First, the main elements and techniques that characterize theatrical percussion are identified. Then, the aforementioned work will be presented as a didactic tool to develop skills related to performance in theatrical percussion. An interpretive guide to support the study and performance of the work is presented, with the aim of transmitting strategies for the effective development of theatrical skills.Campos, Manuel António Veríssimo deSantiago, LuísOliveira, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Daniel Fernando Oliveira2021-09-18T16:54:06Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18427TID:202757706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.444024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
title |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
spellingShingle |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno Araújo, Daniel Fernando Oliveira Percussão teatral Ensino de música Performance musical Elementos extra-musicais Didática da percussão Theatrical percussion Music teaching Musical performance Extra-musical elements Percussion didactics |
title_short |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
title_full |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
title_fullStr |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
title_full_unstemmed |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
title_sort |
Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno |
author |
Araújo, Daniel Fernando Oliveira |
author_facet |
Araújo, Daniel Fernando Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Santiago, Luís Oliveira, Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Daniel Fernando Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão teatral Ensino de música Performance musical Elementos extra-musicais Didática da percussão Theatrical percussion Music teaching Musical performance Extra-musical elements Percussion didactics |
topic |
Percussão teatral Ensino de música Performance musical Elementos extra-musicais Didática da percussão Theatrical percussion Music teaching Musical performance Extra-musical elements Percussion didactics |
description |
O presente relatório representa o trabalho desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada, realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, durante o ano letivo 2020/2021. O documento está organizado em três capítulos e tem como objetivo sintetizar e refletir sobre a prática educativa. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, enquanto o segundo capítulo tem como objetivo refletir e apresentar detalhadamente o trabalho realizado durante a prática educativa. Por fim, o terceiro capítulo, é referente ao projeto de investigação: “Ceci n’est pas une balle (2012), Cie Kahlua: ferramenta didática no desenvolvimento teatral do percussionista moderno”. Primeiramente, são identificados os principais elementos e técnicas que caracterizam a percussão teatral. De seguida, a obra acima referida será apresentada como ferramenta didática para desenvolver competências afetas à performance em percussão teatral. É apresentado um guia interpretativo de apoio ao estudo e performance da obra, tendo como objetivo transmitir estratégias para um desenvolvimento eficaz das competências teatrais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-18T16:54:06Z 2021-07-21 2021-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18427 TID:202757706 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18427 |
identifier_str_mv |
TID:202757706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474148982784 |