Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Ana Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.486
Resumo: Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalidade directa de outras relações, compreender a natureza multiplicativa da relação de proporcionalidade directa e resolver vários tipos de problemas, revelando flexibilidade para usar diferentes abordagens sem ser afectado pelos dados numéricos, contextos e representações. O modo como a unidade de ensino decorreu na sala de aula e as aprendizagens dos alunos nos vários aspectos que envolvem o raciocínio proporcional suportam o pressuposto geral de ensino subjacente à unidade.
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