As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.493
Resumo: Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática.
id RCAP_4b74cd4d3b22627c5e7ec5aa1cf765e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunosNúmero 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da MatemáticaEste artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.493por1646-2335Vale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:41.256223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
title As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
spellingShingle As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
Vale, Isabel
Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática
title_short As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
title_full As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
title_fullStr As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
title_full_unstemmed As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
title_sort As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
author Vale, Isabel
author_facet Vale, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática
topic Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática
description Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.493
url https://doi.org/10.25755/int.493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948045897728