As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.493 |
Resumo: | Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática. |
id |
RCAP_4b74cd4d3b22627c5e7ec5aa1cf765e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunosNúmero 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da MatemáticaEste artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.493por1646-2335Vale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:41.256223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
title |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
spellingShingle |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos Vale, Isabel Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática |
title_short |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
title_full |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
title_fullStr |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
title_full_unstemmed |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
title_sort |
As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos |
author |
Vale, Isabel |
author_facet |
Vale, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática |
topic |
Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática |
description |
Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.493 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948045897728 |