Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4617
Resumo: Relatório de Estágio e Dissertação apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
id RCAP_251210afb5e223c22ad553dc4fc824b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método RollandMovimento corporalProblemática posturalAprendizagem do violinoMetodologia RollandEnvolvimento parentalBody movementProblematic postureViolin lessonsRolland's methodologyParental involvementDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio e Dissertação apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.O presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.Abstract: This essay is composed of two sections. The first is composed of a description of the practices incorporated in both the individual and chamber music classes that contributed to my practical supervised teaching project and was conducted in the Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. º Luiz Peter Clode. The second section consists of an investigation project, which focuses on the reeducation of incorrect movements and the correction of internalised postural problems during violin lesson, in the initial stage of learning. The aim is to construct a correction plan using Paul Rolland's methodological exercises, in order to acquire good postural habits and a manipulation of the instrument that results in good execution. Another intention of this project is to elicit the advantages of parental input in their childrens' learning process.Pinho, José Francisco Bastos Dias deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da2016-04-27T12:40:30Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4617TID:201140845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:43:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:30.385192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
title Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
spellingShingle Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
Movimento corporal
Problemática postural
Aprendizagem do violino
Metodologia Rolland
Envolvimento parental
Body movement
Problematic posture
Violin lessons
Rolland's methodology
Parental involvement
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
title_full Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
title_fullStr Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
title_full_unstemmed Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
title_sort Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland
author Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
author_facet Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Francisco Bastos Dias de
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento corporal
Problemática postural
Aprendizagem do violino
Metodologia Rolland
Envolvimento parental
Body movement
Problematic posture
Violin lessons
Rolland's methodology
Parental involvement
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Movimento corporal
Problemática postural
Aprendizagem do violino
Metodologia Rolland
Envolvimento parental
Body movement
Problematic posture
Violin lessons
Rolland's methodology
Parental involvement
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de Estágio e Dissertação apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27T12:40:30Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4617
TID:201140845
url http://hdl.handle.net/10400.11/4617
identifier_str_mv TID:201140845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130815847727104