Avaliação do desempenho da investigação aplicada no Ensino Superior Politécnico: construção de um modelo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP20188610056 |
Resumo: | Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.). |
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Avaliação do desempenho da investigação aplicada no Ensino Superior Politécnico: construção de um modeloEvaluación del desempeño de la investigación aplicada en la enseñanza superior politécnica: construcción de un modeloÉvaluation de la performance de la recherche appliquée à l’enseignement supérieur polytechnique: construction d’un modèleAvaliação do desempenho da investigação aplicada no Ensino Superior Politécnico: construção de um modeloArtigosApresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).A model is presented to evaluate the performance of polytechnic institutions of higher education (PIHE) in Portugal with regard to applied research. The model, obtained from three case studies, is based on the construction of quantitative and qualitative indicators, the mission of these institutions, and the regional impact of their activities. It is organized according to three dimensions: inputs, outputs and impacts of applied research. This approach represents an innovative holistic perspective to evaluate the academic production of polytechnics. The inexistence of models of evaluation for this type of Portuguese higher education institutions raises challenges in terms of design, data collection and mode of functioning of the PIHE (financing, organization, etc.).Se presenta un modelo para evaluar el desempeño de las instituciones politécnicas de educación superior (IPES) en Portugal en relación con la investigación aplicada. El modelo se ha obtenido a partir de tres estudios de caso. Se basa en la construcción de indicadores cuantitativos y cualitativos, la misión de estas instituciones, y el impacto regional de sus actividades. Se organiza en función de tres dimensiones: contribuciones, resultados e impactos de la investigación aplicada. Este enfoque representa una perspectiva holística innovadora para evaluar la producción académica de las IPES. La inexistencia de modelos de evaluación para este tipo de instituciones y niveles de educación plantea desafíos en términos de diseño, recogida de datos y el modo de funcionamiento de las IPES (financiación, organizaciones, etc.).Nous présentons ici un modèle pour évaluer la performance des institutions polytechniques d’enseignement supérieur (IPES) du Portugal en matière de recherche appliquée. Développé grâce à trois études de cas, ce modèle est construit à partir d’indicateurs quantitatifs et qualitatifs, de la mission de ces institutions et de l’impact régional de leurs activités. Il est organisé suivant trois dimensions : inputs, outputs et impacts de la recherche appliquée. Cette approche représente une perspective holistique innovatrice pour évaluer la production académique des IPES. L’inexistence de tels modèles d’évaluation soulève des défis pour leur conception, la collection de données et le mode de fonctionnement des IPES (financement, organisation, etc.).Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2017-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20188610056por2182-79070873-6529Patrício, Maria TeresaAlves, João EmílioAlves, ElisaMourato, JoaquimSantos, PatríciaValente, Rui Pulidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:34.535129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.). |
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