Os fatores da experiência que influenciam a satisfação e lealdade no retalho alimentar, durante o período de covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37133 |
Resumo: | Desde do início da situação pandémica provocada pelo vírus Covid-19, e das repercussões que esteve originou à escala mundial, os cidadãos viram as suas vidas interrompidas, tendo que se readaptar nos diversos contextos dia-a-dia. Os consumidores viram as suas prioridades alteradas principalmente nas suas compras alimentares. Assim, a seguinte investigação pretende analisar os fatores que passaram a ser mais e menos valorizados, para os portugueses, durante este espaço temporal no setor do retalho alimentar. Para responder à questão de investigação foi desenvolvida uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores portugueses. A amostra é constituída por 404 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos. Os resultados demonstram que o fator mais valorizado pelos portugueses é a higienização das lojas e, que as suas maiores inseguranças prendem-se com a qualidade, frescura e conservação dos produtos. Adicionalmente, foram estudadas as evoluções digitais durante este período, e as alterações de comportamento existentes em ambos os canais de compra. Confirmando-se que o canal online será sempre um apoio e um complemento às lojas físicas, criando assim, um omnichannel, existindo desta forma, entre ambos, pontos de contacto harmonizados. |
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Os fatores da experiência que influenciam a satisfação e lealdade no retalho alimentar, durante o período de covid-19Experiência de consumoComportamento do consumidorPerceção do consumidorRetalho alimentarLealdadeCovid-19Desde do início da situação pandémica provocada pelo vírus Covid-19, e das repercussões que esteve originou à escala mundial, os cidadãos viram as suas vidas interrompidas, tendo que se readaptar nos diversos contextos dia-a-dia. Os consumidores viram as suas prioridades alteradas principalmente nas suas compras alimentares. Assim, a seguinte investigação pretende analisar os fatores que passaram a ser mais e menos valorizados, para os portugueses, durante este espaço temporal no setor do retalho alimentar. Para responder à questão de investigação foi desenvolvida uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores portugueses. A amostra é constituída por 404 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos. Os resultados demonstram que o fator mais valorizado pelos portugueses é a higienização das lojas e, que as suas maiores inseguranças prendem-se com a qualidade, frescura e conservação dos produtos. Adicionalmente, foram estudadas as evoluções digitais durante este período, e as alterações de comportamento existentes em ambos os canais de compra. Confirmando-se que o canal online será sempre um apoio e um complemento às lojas físicas, criando assim, um omnichannel, existindo desta forma, entre ambos, pontos de contacto harmonizados.The pandemic situation caused by the Covid-19 virus, caused a lot of concerns and restrictions on a global scale. In all countries people have had to adapt to the new reality and change their priorities, especially in their food purchases. The present study analyse the factors that have become more and less valued, during these time. To answer the research question a quantitative approach was developed through the application of a questionnaire survey to portuguese consumers. The sample is made up of 404 respondents, with ages equal to 18 or older. The results showed that hygiene in retail shops was the most valued factor by respondents. The major insecurities are related to the quality of the products and their freshness, as well as their state of conservation. Therefore, the digital evolution was also studied during the pandemic phase, which allowed to study the way in which consumers have perceived the importance of mobile apps as a way to face the restrictions. The results were in line with the literature, and argue that the online channel will always be a support for the physical shops creating an omnichannel between both.2023-04-17T14:21:16Z2022-07-28T00:00:00Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37133porBatista, Bárbara Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:13Zoai:ria.ua.pt:10773/37133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:35.708926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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