As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22616
Resumo: Neste artigo, analisamos os modos de representação e os processos de raciocínio de alunos do 2.º ano do ensino superior na exploração de atividades de investigação propostas numa experiência de ensino na disciplina de Análise Numérica. O objetivo é compreender o modo como as representações escolhidas pelos alunos no decorrer das suas explorações suportam o seu raciocínio. O estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, baseada em três estudos de caso, e utiliza diversas fontes de dados. Os resultados mostram que os alunos usam tanto raciocínio indutivo como dedutivo, mas sugerem a necessidade de dar maior atenção aos dois processos de raciocínio em que se verificam dificuldades significativas – generalização e justificação. Os alunos recorrem a uma diversidade de representações para compreensão, exploração, registro e avaliação, mas usam-nas de modo pouco flexível ao longo do processo de exploração, o que limita o seu raciocínio.
id RCAP_253d451f5e7cbea3f8c2efaf114e9c2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de InvestigaçãoRepresentaçõesRaciocínioAtividades de InvestigaçãoEnsino SuperiorAnálise numéricaNeste artigo, analisamos os modos de representação e os processos de raciocínio de alunos do 2.º ano do ensino superior na exploração de atividades de investigação propostas numa experiência de ensino na disciplina de Análise Numérica. O objetivo é compreender o modo como as representações escolhidas pelos alunos no decorrer das suas explorações suportam o seu raciocínio. O estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, baseada em três estudos de caso, e utiliza diversas fontes de dados. Os resultados mostram que os alunos usam tanto raciocínio indutivo como dedutivo, mas sugerem a necessidade de dar maior atenção aos dois processos de raciocínio em que se verificam dificuldades significativas – generalização e justificação. Os alunos recorrem a uma diversidade de representações para compreensão, exploração, registro e avaliação, mas usam-nas de modo pouco flexível ao longo do processo de exploração, o que limita o seu raciocínio.UNESPRepositório da Universidade de LisboaHenriques, AnaPonte, João Pedro da2016-02-08T13:18:25Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22616porHenriques, A., & Ponte, J. P. (2014). As representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. BOLEMA, 28(48), 276-298.0103-636Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:09.734255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
title As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
spellingShingle As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
Henriques, Ana
Representações
Raciocínio
Atividades de Investigação
Ensino Superior
Análise numérica
title_short As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
title_full As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
title_fullStr As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
title_full_unstemmed As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
title_sort As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação
author Henriques, Ana
author_facet Henriques, Ana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Raciocínio
Atividades de Investigação
Ensino Superior
Análise numérica
topic Representações
Raciocínio
Atividades de Investigação
Ensino Superior
Análise numérica
description Neste artigo, analisamos os modos de representação e os processos de raciocínio de alunos do 2.º ano do ensino superior na exploração de atividades de investigação propostas numa experiência de ensino na disciplina de Análise Numérica. O objetivo é compreender o modo como as representações escolhidas pelos alunos no decorrer das suas explorações suportam o seu raciocínio. O estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, baseada em três estudos de caso, e utiliza diversas fontes de dados. Os resultados mostram que os alunos usam tanto raciocínio indutivo como dedutivo, mas sugerem a necessidade de dar maior atenção aos dois processos de raciocínio em que se verificam dificuldades significativas – generalização e justificação. Os alunos recorrem a uma diversidade de representações para compreensão, exploração, registro e avaliação, mas usam-nas de modo pouco flexível ao longo do processo de exploração, o que limita o seu raciocínio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
2016-02-08T13:18:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22616
url http://hdl.handle.net/10451/22616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, A., & Ponte, J. P. (2014). As representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. BOLEMA, 28(48), 276-298.
0103-636X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134309362171904