Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22621 |
Resumo: | Este artigo estuda as representações e os raciocínios de alunos do 6.º ano na resolução de tarefas com números racionais numa aula de cunho exploratório. Damos especial atenção às representações pelas quais os alunos mostram preferência e ao modo como estabelecem generalizações e justificações. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante. Analisamos o trabalho dos alunos de uma turma em tarefas de comparação e equivalência de frações e envolvendo o uso da fração como operador, em cinco aulas integralmente videogravadas e transcritas. A representação mais usada pelos alunos nestas aulas é a decimal, onde se sentem mais à vontade. Os alunos mostram dificuldade na produção de generalizações e justificações e tendem a considerar que justificar se reduz a apresentar os cálculos realizados na resolução da tarefa. Contudo, durante as discussões coletivas, conseguem fazer justificações baseadas em conhecimentos anteriores, em propriedades, conceitos matemáticos e contraexemplos que refutam uma afirmação. |
id |
RCAP_b4312f5c403617ed34fe92cc2bfc2512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22621 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratóriaRaciocínioGeneralizaçãoJustificaçãoRepresentaçõesNúmeros racionaisEste artigo estuda as representações e os raciocínios de alunos do 6.º ano na resolução de tarefas com números racionais numa aula de cunho exploratório. Damos especial atenção às representações pelas quais os alunos mostram preferência e ao modo como estabelecem generalizações e justificações. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante. Analisamos o trabalho dos alunos de uma turma em tarefas de comparação e equivalência de frações e envolvendo o uso da fração como operador, em cinco aulas integralmente videogravadas e transcritas. A representação mais usada pelos alunos nestas aulas é a decimal, onde se sentem mais à vontade. Os alunos mostram dificuldade na produção de generalizações e justificações e tendem a considerar que justificar se reduz a apresentar os cálculos realizados na resolução da tarefa. Contudo, durante as discussões coletivas, conseguem fazer justificações baseadas em conhecimentos anteriores, em propriedades, conceitos matemáticos e contraexemplos que refutam uma afirmação.Universidade de AntioquiaRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, Marisa2016-02-08T13:52:07Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22621porPonte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Uni-Pluri/Versidad, 14(2), 102-114.1657-4249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:09.779162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
title |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
spellingShingle |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória Ponte, João Pedro da Raciocínio Generalização Justificação Representações Números racionais |
title_short |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
title_full |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
title_fullStr |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
title_full_unstemmed |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
title_sort |
Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Quaresma, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Quaresma, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Generalização Justificação Representações Números racionais |
topic |
Raciocínio Generalização Justificação Representações Números racionais |
description |
Este artigo estuda as representações e os raciocínios de alunos do 6.º ano na resolução de tarefas com números racionais numa aula de cunho exploratório. Damos especial atenção às representações pelas quais os alunos mostram preferência e ao modo como estabelecem generalizações e justificações. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante. Analisamos o trabalho dos alunos de uma turma em tarefas de comparação e equivalência de frações e envolvendo o uso da fração como operador, em cinco aulas integralmente videogravadas e transcritas. A representação mais usada pelos alunos nestas aulas é a decimal, onde se sentem mais à vontade. Os alunos mostram dificuldade na produção de generalizações e justificações e tendem a considerar que justificar se reduz a apresentar os cálculos realizados na resolução da tarefa. Contudo, durante as discussões coletivas, conseguem fazer justificações baseadas em conhecimentos anteriores, em propriedades, conceitos matemáticos e contraexemplos que refutam uma afirmação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-02-08T13:52:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22621 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Uni-Pluri/Versidad, 14(2), 102-114. 1657-4249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Antioquia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Antioquia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134309363220480 |