Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611 |
Resumo: | Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação. |
id |
UNESP-14_c228507e7012f3c0ab88cf77510aecd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7611 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem ExploratóriaNúmeros racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Caso. Pesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1464-14841980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/6505https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/9640Ponte, Joao PedroQuaresma, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7611Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
title |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
spellingShingle |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória Ponte, Joao Pedro Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação. |
title_short |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
title_full |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
title_fullStr |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
title_full_unstemmed |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
title_sort |
Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória |
author |
Ponte, Joao Pedro |
author_facet |
Ponte, Joao Pedro Quaresma, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, Joao Pedro Quaresma, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação. |
topic |
Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação. |
description |
Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/6505 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/9640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1464-1484 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874748022784 |