Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1075
Resumo: Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que, maioritariamente, as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura.
id RCAP_254489716f0803b960f235e3ae5717a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de casoPportuguese pre-service teachers conceptions about the environment: a case studyConcepciones de ambiente de futuras profesoras portuguesas: un estudio de caso.:Concepções de professoresAmbienteEducação ambiental:Teachers’ConceptionsEnvironmentalEnvironmental EducationConcepciones de profesoresAmbienteEducación AmbientalNos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que, maioritariamente, as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura.In the last years, research conducted in the field of environmental education has pointed students’ and teachers’ conceptions of environment as one of the biggest obstacles to achieving the goals of environmental education in the formal education system. This article reports a study that aimed to examine the conceptions about the environment of a group of 32 students attending a training course for teachers and educators in a portuguese institution of higher learning. Data collection consisted in response to an open question about what participants understand by environment. The results indicate that mostly the students present concepts that reflect the idea of the environment as an object and not as the relationship between the natural and social systems,as has been argued in the literature.En los últimos años, la investigación realizada en el área de educación ambiental ha apuntado las concepciones de ambiente de alumnos y de profesores como uno de los mayores obstáculos para la consecución de los objetivos de la educación ambiental en el sistema educativo formal. Este artículo relata un estudio que tuvo como objetivo analizar las concepciones de ambiente de un grupo de 32 estudiantes que frecuentaban un curso de formación de profesores en una institución de enseñanza superior portuguesa. La recogida de datos consistió en la respuesta a una pregunta abierta sobre lo que los participantes entendían por ambiente. Los resultados indican que, mayoritariamente, las estudiantes presentan concepciones que reflejan la idea de ambiente como un objeto y no como la relación entre el mundo natural y los sistemas sociales, como se ha defendido en la literatura.Universidade Federal de S.Carlos; Universidade Estadual Paulista ; Universidade de S. PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Marisa2014-11-16T21:54:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1075porCorreia,M. (2013).Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso.Pesquisa em Educação Ambiental,8(2),87-96.2177-580Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:26.358123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
Pportuguese pre-service teachers conceptions about the environment: a case study
Concepciones de ambiente de futuras profesoras portuguesas: un estudio de caso.
title Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
spellingShingle Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
Correia, Marisa
:Concepções de professores
Ambiente
Educação ambiental
:Teachers’Conceptions
Environmental
Environmental Education
Concepciones de profesores
Ambiente
Educación Ambiental
title_short Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
title_full Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
title_fullStr Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
title_sort Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso
author Correia, Marisa
author_facet Correia, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv :Concepções de professores
Ambiente
Educação ambiental
:Teachers’Conceptions
Environmental
Environmental Education
Concepciones de profesores
Ambiente
Educación Ambiental
topic :Concepções de professores
Ambiente
Educação ambiental
:Teachers’Conceptions
Environmental
Environmental Education
Concepciones de profesores
Ambiente
Educación Ambiental
description Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que, maioritariamente, as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-16T21:54:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1075
url http://hdl.handle.net/10400.15/1075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia,M. (2013).Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso.Pesquisa em Educação Ambiental,8(2),87-96.
2177-580X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de S.Carlos; Universidade Estadual Paulista ; Universidade de S. Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de S.Carlos; Universidade Estadual Paulista ; Universidade de S. Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137025000996864