Investigando as concepções de professores de química sobre educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saar, Jan Furtado Furtado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faria, Fernanda Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15287
Resumo: Em tempos atuais, o meio ambiente vem sendo cada vez mais degradado no Brasil e no mundo, sem a conscientização da população em geral. Essa falta de consciência pode ser reflexo da falta de práticas educativas sobre educação ambiental nas escolas. Na presente pesquisa, foram investigadas as concepções apresentadas por professores de Química sobre meio ambiente (MA) e educação ambiental (EA). Essas concepções são diretamente ligadas em suas abordagens de EA em sala de aula. Assim, foram entrevistados oito professores de Química que lecionam em Ensino Médio de colégios estaduais. Para entender as concepções desses professores foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, devido à liberdade das perguntas para atingir o objetivo da pesquisa. Essas entrevistas foram gravadas em áudio para posterior transcrição, os dados foram organizados em categorias definidas a priori. Todas as análises foram feitas baseando-se na Análise de Conteúdo, a pesquisa realizada teve caráter qualitativo. Foram utilizados os referenciais teóricos de Reigota (1999) para o MA e Amaral (2004) para EA para a categorização das concepções dos professores participantes. Por meio das entrevistas também foi possível identificar que alguns professores não realizam a prática de EA em suas aulas, outros realizam, porém com uma visão de EA equivocada para atingir resultados esperados e poucos deles utilizam devidamente da EA. Foram identificados resultados de categorias a posteriori da pesquisa, nos quais professores relataram várias limitações e dificuldades para a abordagem da EA em suas aulas, desde o tempo de aula até o reconhecimento da falta de compreensão sobre EA na sua formação.
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spelling Investigando as concepções de professores de química sobre educação ambientalInvestigating chemistry teachers' conceptions about environmental educationEducação; Ensino de QuímicaEducação Ambiental; Meio Ambiente; Concepções de Professores.Environmental Education; Environment; Teachers' ConceptionsEm tempos atuais, o meio ambiente vem sendo cada vez mais degradado no Brasil e no mundo, sem a conscientização da população em geral. Essa falta de consciência pode ser reflexo da falta de práticas educativas sobre educação ambiental nas escolas. Na presente pesquisa, foram investigadas as concepções apresentadas por professores de Química sobre meio ambiente (MA) e educação ambiental (EA). Essas concepções são diretamente ligadas em suas abordagens de EA em sala de aula. Assim, foram entrevistados oito professores de Química que lecionam em Ensino Médio de colégios estaduais. Para entender as concepções desses professores foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, devido à liberdade das perguntas para atingir o objetivo da pesquisa. Essas entrevistas foram gravadas em áudio para posterior transcrição, os dados foram organizados em categorias definidas a priori. Todas as análises foram feitas baseando-se na Análise de Conteúdo, a pesquisa realizada teve caráter qualitativo. Foram utilizados os referenciais teóricos de Reigota (1999) para o MA e Amaral (2004) para EA para a categorização das concepções dos professores participantes. Por meio das entrevistas também foi possível identificar que alguns professores não realizam a prática de EA em suas aulas, outros realizam, porém com uma visão de EA equivocada para atingir resultados esperados e poucos deles utilizam devidamente da EA. Foram identificados resultados de categorias a posteriori da pesquisa, nos quais professores relataram várias limitações e dificuldades para a abordagem da EA em suas aulas, desde o tempo de aula até o reconhecimento da falta de compreensão sobre EA na sua formação.In current times, the environment has been increasingly degraded in Brazil and in the world without the awareness of the general population. This lack of awareness could be the reflection of the lack of educational practices of environmental education in schools. In the present research, the conceptions presented by Chemistry teachers about the environment (E) and environmental education (EE) were investigated. These conceptions are directly linked in their approaches to EE in the classroom. Thus, eight high school Chemistry teachers who teach in state schools were interviewed. To understand the conceptions of these professors, semi-structured interviews were used due to freedom in questioning, to achieve the research objective. These interviews were audio recorded for later transcription, the data was organized into categories defined a priori. All analyses were carried out based on Content Analysis. The research carried out had a qualitative character. The theoretical references of Reigota (1999) for E and Amaral (2004) for EE were used to categorize the conceptions of the participating teachers. Through the interviews, it was also possible to identify that some teachers do not practice EE in their classes, others do - but with a wrong view of EE to achieve expected results -, and few of them use EE properly. Results of a posteriori research categories were identified, in which teachers reported several limitations and difficulties in approaching EE in their classes, from class time to the recognition of the lack of understanding about EE in their training.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Saar, Jan Furtado FurtadoFaria, Fernanda Luiza de2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1528710.3895/actio.v7n3.15287ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-232525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15287/9133https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15287/2597Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T13:14:34Zoai:periodicos.utfpr:article/15287Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-21T13:14:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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