Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/871 |
Resumo: | Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos. |
id |
RCAP_25464357dc75dcc498c064c60fcc0f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividadeAnimaçãoEducação em arteAudiovisuaisLiteraciaCriatividadeNovas tecnologiasNa comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.SapientiaGraça, Marina Estela2011-11-18T15:04:11Z2008-12-172008-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/871porConvergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21646-9054AUT: MGR00043;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:43Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:09.416314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
title |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
spellingShingle |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade Graça, Marina Estela Animação Educação em arte Audiovisuais Literacia Criatividade Novas tecnologias |
title_short |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
title_full |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
title_fullStr |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
title_full_unstemmed |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
title_sort |
Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade |
author |
Graça, Marina Estela |
author_facet |
Graça, Marina Estela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Marina Estela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Educação em arte Audiovisuais Literacia Criatividade Novas tecnologias |
topic |
Animação Educação em arte Audiovisuais Literacia Criatividade Novas tecnologias |
description |
Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-17 2008-12-17T00:00:00Z 2011-11-18T15:04:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/871 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Convergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2 1646-9054 AUT: MGR00043; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133152700006400 |