Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Marina Estela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/871
Resumo: Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.
id RCAP_25464357dc75dcc498c064c60fcc0f85
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividadeAnimaçãoEducação em arteAudiovisuaisLiteraciaCriatividadeNovas tecnologiasNa comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.SapientiaGraça, Marina Estela2011-11-18T15:04:11Z2008-12-172008-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/871porConvergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21646-9054AUT: MGR00043;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:43Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:09.416314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
title Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
spellingShingle Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
Graça, Marina Estela
Animação
Educação em arte
Audiovisuais
Literacia
Criatividade
Novas tecnologias
title_short Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
title_full Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
title_fullStr Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
title_full_unstemmed Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
title_sort Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade
author Graça, Marina Estela
author_facet Graça, Marina Estela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Marina Estela
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Educação em arte
Audiovisuais
Literacia
Criatividade
Novas tecnologias
topic Animação
Educação em arte
Audiovisuais
Literacia
Criatividade
Novas tecnologias
description Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
2008-12-17T00:00:00Z
2011-11-18T15:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/871
url http://hdl.handle.net/10400.1/871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Convergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2
1646-9054
AUT: MGR00043;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133152700006400