Construir e gerir uma comunidade de prática no 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5307 |
Resumo: | A mobilização de valores e competências para intervir ativamente na vida e na construção de uma cidadania democrática é um dos pilares da educação do século XXI. Uma das principais preocupações da UNESCO é investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural, assente na inovação, criatividade e recetividade a novas influências (UNESCO, 2009). Apresenta-se um estudo que resulta de um projeto em que se utilizaram as TIC para promover os princípios e valores acima apresentados. Com este estudo procurou-se aferir de que modo a ferramenta digital Padlet potencia a construção e gestão de uma comunidade de prática, no 1.º ciclo do ensino básico. O estudo, decorreu entre janeiro e maio de 2020, e participaram dezanove alunos do segundo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os sete e os nove anos, de uma escola pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria. Desenvolveu-se um projeto assente no trabalho colaborativo e em rede, envolvendo os alunos na reflexão e criação de uma identidade de escola e suas características. Utilizaram-se diversas ferramentas tecnológicas, nomeadamente o Padlet, para ajudar a concretizar o projeto “Construindo uma identidade de escola”. A avaliação da utilização do Padlet, em contexto pedagógico, foi positiva, bem como o grau de satisfação dos participantes. Potenciou a criação de uma comunidade de prática, conjugando as três dimensões- - domínio, comunidade e prática. Cada participante elencou um conjunto de características positivas próprias e dos seus pares e ainda as condições para acesso a uma vida digna e a bens de primeira necessidade. Foi projetada e construída uma mascote, caracterizada com aspetos positivos dos ideais da defesa da comunidade educativa e da proteção da Natureza e do Planeta Terra. Estes aspetos são relevantes para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, delineados pela Organização das Nações Unidas. |
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