O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Raquel Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8186
Resumo: O presente relatório de projeto aborda a Educação para a Cidadania implementada nas escolas através da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A cidadania ao ser repleta de valores e competências exige um confronto com o modelo escola se esta privilegiar a transmissão de conhecimentos. Pretendeu-se perceber como esses valores são promovidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e se são trabalhados em parceria com a comunidade envolvente. O objetivo do estudo consistiu em analisar a opinião dos docentes sobre a contribuição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a cidadania ativa dos alunos. Para isso, no desenvolvimento do trabalho, adotámos uma abordagem de investigação qualitativa de caráter exploratório e como método de investigação o estudo de caso com recurso à técnica de recolha de dados de entrevista semiestruturada e à técnica de tratamento dos dados de análise de conteúdo. As entrevistas foram aplicadas via online através do software Skype, gravadas em formato de vídeo e, posteriormente, transcritas na sua totalidade para a análise de conteúdo. A população do estudo foi composta por uma amostra por conveniência, num total de 6 participantes exercendo funções no Agrupamento X, nomeadamente na sua sede, a escola EB2/3 e secundário. Os resultados obtidos permitem concluir que na opinião dos docentes, o desenvolvimento de projetos nos domínios da Educação para a Cidadania, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao proporcionar situações de vivências reais, que envolvem emocionalmente os alunos, promovem uma adoção de atitudes e comportamentos dignos de uma consciência para a cidadania ativa ao longo do tempo nas temáticas trabalhadas.
id RCAP_d14f426b294cc7638c7eb0f2a34f03b9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOSESTUDO DE CASOCidadaniaDesenvolvimentoEducação para a CidadaniaDesenvolvimento Sustentável na educação formalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de projeto aborda a Educação para a Cidadania implementada nas escolas através da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A cidadania ao ser repleta de valores e competências exige um confronto com o modelo escola se esta privilegiar a transmissão de conhecimentos. Pretendeu-se perceber como esses valores são promovidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e se são trabalhados em parceria com a comunidade envolvente. O objetivo do estudo consistiu em analisar a opinião dos docentes sobre a contribuição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a cidadania ativa dos alunos. Para isso, no desenvolvimento do trabalho, adotámos uma abordagem de investigação qualitativa de caráter exploratório e como método de investigação o estudo de caso com recurso à técnica de recolha de dados de entrevista semiestruturada e à técnica de tratamento dos dados de análise de conteúdo. As entrevistas foram aplicadas via online através do software Skype, gravadas em formato de vídeo e, posteriormente, transcritas na sua totalidade para a análise de conteúdo. A população do estudo foi composta por uma amostra por conveniência, num total de 6 participantes exercendo funções no Agrupamento X, nomeadamente na sua sede, a escola EB2/3 e secundário. Os resultados obtidos permitem concluir que na opinião dos docentes, o desenvolvimento de projetos nos domínios da Educação para a Cidadania, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao proporcionar situações de vivências reais, que envolvem emocionalmente os alunos, promovem uma adoção de atitudes e comportamentos dignos de uma consciência para a cidadania ativa ao longo do tempo nas temáticas trabalhadas.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlineLobo, Raquel Antunes2023-03-08T15:22:03Z2022-12-022022-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8186TID:203244567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:58.034333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
ESTUDO DE CASO
title O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
spellingShingle O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
Lobo, Raquel Antunes
Cidadania
Desenvolvimento
Educação para a Cidadania
Desenvolvimento Sustentável na educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
title_full O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
title_fullStr O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
title_full_unstemmed O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
title_sort O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOS
author Lobo, Raquel Antunes
author_facet Lobo, Raquel Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Raquel Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Desenvolvimento
Educação para a Cidadania
Desenvolvimento Sustentável na educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Cidadania
Desenvolvimento
Educação para a Cidadania
Desenvolvimento Sustentável na educação formal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório de projeto aborda a Educação para a Cidadania implementada nas escolas através da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A cidadania ao ser repleta de valores e competências exige um confronto com o modelo escola se esta privilegiar a transmissão de conhecimentos. Pretendeu-se perceber como esses valores são promovidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e se são trabalhados em parceria com a comunidade envolvente. O objetivo do estudo consistiu em analisar a opinião dos docentes sobre a contribuição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a cidadania ativa dos alunos. Para isso, no desenvolvimento do trabalho, adotámos uma abordagem de investigação qualitativa de caráter exploratório e como método de investigação o estudo de caso com recurso à técnica de recolha de dados de entrevista semiestruturada e à técnica de tratamento dos dados de análise de conteúdo. As entrevistas foram aplicadas via online através do software Skype, gravadas em formato de vídeo e, posteriormente, transcritas na sua totalidade para a análise de conteúdo. A população do estudo foi composta por uma amostra por conveniência, num total de 6 participantes exercendo funções no Agrupamento X, nomeadamente na sua sede, a escola EB2/3 e secundário. Os resultados obtidos permitem concluir que na opinião dos docentes, o desenvolvimento de projetos nos domínios da Educação para a Cidadania, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao proporcionar situações de vivências reais, que envolvem emocionalmente os alunos, promovem uma adoção de atitudes e comportamentos dignos de uma consciência para a cidadania ativa ao longo do tempo nas temáticas trabalhadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
2022-12-02T00:00:00Z
2023-03-08T15:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8186
TID:203244567
url http://hdl.handle.net/10400.8/8186
identifier_str_mv TID:203244567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137001706881024